Fugas - Motores

  • Nuno Ferreira Santos
  • Nuno Ferreira Santos
  • Nuno Ferreira Santos
  • Nuno Ferreira Santos

A carrinha do Carro do Ano

Por João Palma

Depois de com a berlina ter conquistado o título de Carro do Ano Internacional e vários nacionais, Portugal incluído, o novo Opel Astra tem uma nova carroçaria: a carrinha, que permanece no topo das preferências dos portugueses.

O segmento C, o dos familiares compactos, está recheado de veículos de muita qualidade que oferecem a variante carrinha, a carroçaria preferida pelos portugueses. Por isso, no meio de tanta e tão boa concorrência, qualquer novidade tem dificuldade em encontrar uma nesga de espaço. Só que a nova carrinha Opel Astra Sports Tourer, já à venda por preços desde 21.800€, aspira a muito mais — aponta para a liderança no segmento, apresentando argumentos muito fortes para fazer valer a sua ambição.

O novo Opel Astra obteve o galardão de Carro do Ano Internacional e foi também eleito como Carro do Ano em Portugal. Prémios que podemos considerar extensíveis à carrinha Sports Tourer, que apenas difere  da berlina nas maiores dimensões e em mais espaço disponível.
O veículo que nos disponibilizaram para testes trazia a motorização que deverá reunir a maioria das preferências, o motor 1.6 CDTI a gasóleo com 110cv. Com bons desempenhos e boa resposta nas recuperações e acelerações, é muito económico: num carro a estrear com este propulsor acoplado à nova caixa manual de seis velocidades, obtivemos uma média de 5,0 l/100km (com mais quilometragem os consumos ainda se reduzirão mais), num percurso com cerca de 800 quilómetros, que incluiu uma viagem longa. O baixo coeficiente aerodinâmico (0, 272) e o menor peso (face à anterior geração) desta carrinha de linhas dinâmicas e elegantes também contribuem para a redução de consumos. O único senão foi o comportamento do sistema Start/Stop, desligando por vezes o motor quando deixávamos o carro deslizar com o pé na embraiagem: a solução foi desactivá-lo, não se notando acréscimo significativo nos consumos.

Quanto a motores, ao contrário do anunciado na apresentação internacional, no lançamento só estarão disponíveis os 1.0 turbo de 105cv e 1.4 turbo de 136cv a gasolina, bem como os diesel 1.6 CDTI de 110cv e de 136cv. Em Junho virá o 1.6 diesel biturbo de 160cv e mais tarde o 1.6 turbo de 200cv a gasolina.
A carrinha que conduzimos trazia o muito útil Pack Innovation Plus (1850€) que, além do sistema de estacionamento avançado (auxílio ao estacionamento, do alerta de aproximação de outro veículo em ângulo morto e câmara de visão traseira), dos vidros escurecidos atrás e jantes especiais, inclui o sistema de iluminação Intellilink de faróis de matriz LED, estreado pelo Astra no segmento C. Este sistema adapta a iluminação às diferentes condições de tempo e de condução, ajustando automaticamente as luzes para não encandear os condutores de outros veículos e proporcionando a iluminação máxima ideal a cada momento, com detecção de obstáculos, animais e peões.

A nova Astra Sports Tourer, além de economia, oferece conforto e estabilidade em viagens longas. Apesar de ter praticamente as mesmas dimensões da anterior geração, tem mais espaço interior para pessoas e bagagens. No entanto, no habitáculo nota-se a falta de compartimentos para guardar pequenos objectos.
Nos filmes, os actores quando saem de um carro nunca o fecham. A Astra Sports Tourer, no nível de equipamento Innovation, é um veículo “cinematográfico”: se sairmos dela com a chave no bolso, ao afastarmo-nos, as portas trancam-se automaticamente. O portão atrás, de abertura eléctrica, pode ser aberto e fechado com um movimento de pé sob a traseira.
No que se refere à instrumentação e sistema de infoentretenimento, além de uma marcante simplificação na leitura e accionamento, o Opel Astra, seja berlina ou carrinha, é uma referência no segmento, em especial no nível de equipamento superior, Innovation. Entre outras coisas, e para além do sistema de navegação e infoentretenimento Navi 900 Intellilink, destaque para o apoio permanente e personalizado em viagem e em emergências Opel OnStar.

--%>