Fugas - Motores

  • Daniel Rocha
  • Daniel Rocha
  • Daniel Rocha
  • Daniel Rocha

Uma poupadinha montra tecnológica

Por João Palma

A quarta geração do Toyota Prius, com mais equipamento, tem menos potência que a anterior, mas, sendo mais leve e aerodinâmica, com uma maior eficiência energética, tem desempenho superior tanto em consumos como em performances.

Os japoneses são de ideias fixas, mas às vezes temos de lhes dar razão. A Toyota aposta nas motorizações híbridas eléctricas/gasolina em detrimento do diesel e aí está o Prius IV a bater-se em eficiência energética com os mais económicos veículos a gasóleo. O motor de combustão tem agora 40% de eficiência térmica (o normal, nos veículos a gasolina, situa-se nos 30-35%) e a bateria aumentou em 60% a performance e 34% a durabilidade.

A nova bateria de hidretos metálicos de níquel, mais pequena e compacta, situa-se agora sob os bancos traseiros em vez de na mala, o que aumentou a capacidade desta para 502 litros, um valor superior à da maioria dos veículos do segmento C em que o Prius se insere. Uma teimosia típica da marca (esta mais discutível) é a ausência de pneu sobresselente substituído pelo questionável kit de reparação de pneus.

Há veículos em que a emoção se sobrepõe à razão, mas o Prius é o contrário — um veículo eminentemente racional. O design não é consensual, mas quando a marca nos diz que sacrificou o estilo à eficiência aerodinâmica, com um imbatível coeficiente de Cx 0.24, temos de nos calar. Já o aileron continuar a cortar ao meio o óculo traseiro, dificultando a visibilidade.

O veículo que conduzimos trazia o nível de equipamento Luxury com oferta de lançamento do pacote de pele, no valor de 1900€. O Luxury inclui jantes de liga leve de 17’’, em vez das de 15’’ do nível de entrada, Exclusive. Isso, segundo a marca, penaliza os consumos e emissões. Ainda assim, num percurso misto de cerca de 200km, obtivemos uma muito boa média de 4,0 l/100km. É certo que utilizámos mais o modo Eco em detrimento dos Normal e Power, mas não tivemos preocupações especiais na condução. O funcionamento da caixa CVT está melhor que no Prius anterior, mas é algo ruidosa quando se acelera a fundo, o que contrasta com o silêncio que se verifica no arranque e a velocidade constante.

A instrumentação, dividida por dois ecrãs centrais (o maior, táctil), é muito completa, para alguns talvez até excessiva, mas o cliente habitual do Prius privilegia a abundância de informação e a tecnologia ao serviço do condutor, pelo que não terá razões de queixa. Porém, tendo head-up display (informação projectada no pára-brisas), o sistema de infoentretenimento Toyota Touch 2 não inclui navegação, só disponível com o pacote Techno.

No interior, excluindo o visual futurista dos ecrãs e da instrumentação, há marcas que com soluções inferiores conseguem obter resultados estéticos superiores. A qualidade dos materiais e acabamentos é inquestionável, mas, por exemplo, o plástico branco usado na consola, mesmo sendo de nível premium, não prima pelo bom gosto.

Abstraindo do “embrulho”, o novo Prius vale pelo conteúdo, sob todos os prismas: mecânica, conectividade, habitabilidade, conforto, segurança e equipamento de série. Faróis bi-LED, controlo automático de máximos, climatizador de duas zonas, câmara de visão traseira, banco do condutor com ajustamento lombar eléctrico, sensor de luz ou jantes de liga leve de 15’’ são alguns dos itens comuns a toda a gama, a que, no nível Luxury, se adicionam o carregador de smartphones por indução, jantes de 17’’, o head-up display, os bancos dianteiros aquecidos, etc.

O Prius IV obteve o máximo de 5 estrelas em testes do Euro NCAP efectuados pelos parâmetros de 2016, com 92% na protecção de ocupantes adultos, 82% nas crianças, 77% nos peões e 85% nos dispositivos auxiliares de segurança. Destaque para cruise control adaptativo, alertas de colisão com detecção de peões e de mudança de faixa de rodagem, reconhecimento de sinais de trânsito e, no nível Luxury, alertas de ângulo morto e de aproximação de veículo por trás.

BARÓMETRO
+ Equipamento, motor, consumos, segurança, qualidade dos materiais
- Kit de reparação de pneus; visibilidade para trás; estética discutível

 

PORMENORES

Sofisticação tecnológica
Em tecnologia, o Prius está na linha da frente. Exemplo disso é o espaço na consola para carregar smartphones por indução. Mas há mais: quase uma dezena de ecrãs intermutáveis e quase um excesso de informação sobre eficiência de condução, consumo instantâneo, média de consumos (de combustível e electricidade), tipo de energia usada no momento, etc.,etc.

Muito económico
O veículo que conduzimos vinha com jantes de 17’’, o que originou consumos anunciados superiores aos dos Prius com jantes de 15’’. Ainda assim, são possíveis médias reais na ordem dos 4,0 l/100km, algo difícil de superar mesmo pelos mais económicos carros a gasóleo.

Design à japonesa
O visual do Prius é discutível, sobrepondo-se a eficiência à estética. Exemplo disso é o aileron que contribui para um coeficiente aerodinâmico referencial (Cx de 0.24) mas corta ao meio e dificulta a visibilidade pelo óculo traseiro

FICHA TÉCNICA

Mecânica

Motor de combustão: 4 cil., 16v, 1798cc, gasolina

Potência: 98cv às 5200 rpm

Binário máximo: 142 Nm às 3600 rpm

Motor eléctrico: Síncrono de magneto permanente

Potência: 72cv

Binário: 163 Nm

Sistema Hybrid Sinergy Drive

Potência total combinada: 122cv

Tracção: Dianteira

Transmissão: Automática variável contínua (CVT)

Suspensão: Tipo MacPherson/molas helicoidais e barra estabilizadora à frente; triângulos duplos sobrepostos, molas helicoidais e barra estabilizadora atrás

Direcção: Pinhão e cremalheira, com assistência eléctrica

Diâmetro de viragem: 10,2 metros entre passeios

Travões: Discos ventilados à frente; discos sólidos atrás

Dimensões

Comprimento: 4540mm

Largura: 1760mm

Altura: 1470mm

Distância entre eixos: 2700mm

Peso: 1475kg

Pneus: 215/45 R17 (kit de reparação de pneus)

Capac. depósito: 43 litros

Capac. mala: 502 litros

Prestações

Veloc. máxima: 180 km/h

Aceleração 0/100 km/h: 10,6s

Consumo médio: 3,3 l/100 km

Emissões de CO2: 76 g/km

Norma de emissões: Euro 6 W

Preço: 34.400€ (viatura ensaiada, 34.810€)

 

--%>