Fugas - Motores

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Mazda ataca segmento dos familiares com diesel e coupé

No interior, tal como acontecia na carroçaria já conhecida, salta à vista a configuração limpa e organizada, assim como a localização de várias funcionalidades que muito rapidamente são interiorizadas. A ajudar esta rápida habituação, a arquitectura do habitáculo, com duas zonas perfeitamente distintas: uma voltada para o condutor e outra destinada ao navegador.

Para o condutor há ainda outros mimos que lhe podem facilitar a vida. É o caso do sistema Active Driving Display*, um head-up display, um dos primeiros a surgirem no segmento, que utiliza uma lâmina transparente, montada no topo do painel de instrumentos, e que projecta informações úteis — velocidade, navegação e outros alertas — para o campo de visão do condutor. Já o info-entretenimento pode ser seguido num ecrã táctil a cores de 7’’, sendo possível efectuar a gestão deste por voz, por toque ou através de um comando rotativo, situado ao centro da consola.

Mas não é apenas nestes itens que o Mazda3 surpreende ao nível do equipamento. No que diz respeito à segurança, por exemplo, o modelo, conquistou as cinco estrelas Euro NCAP. O organismo independente que avalia a segurança dos veículos automóveis comercializados na Europa considerou que o Mazda3, ainda apenas com a carroçaria de cinco portas, cumpria em 93% a segurança dos ocupantes adultos, em 86% a dos ocupantes crianças, em 65% na dos transeuntes e em 81% na dos dispositivos auxiliares. Nestes, destaca-se o pacote i-Activsense com sistemas baseados em sensores inteligentes que visam minimizar o risco de um acidente e, no caso de este ser inevitável, de tornar menores as consequências para os ocupantes como para peões.

De série, o Mazda3 apresenta-se com ABS com distribuição electrónica da força da travagem (EBD), assistente de travagem, auxílio em subidas (HLA), controlo dinâmico de estabilidade (DSC), sistema de controlo de tracção (TCS), e monotorização da pressão dos pneus (TPMS). Mas a segurança pode ser reforçada adquirindo outras funcionalidades, como o aviso de obstrução frontal, travagem inteligente em cidade, assistente de faixa de rodagem, cruise control com radar e adaptativo, luzes de máximos inteligentes ou luzes de curva.

A Mazda vai introduzir o modelo com três níveis de equipamento, sendo que o de entrada estará disponível apenas com o bloco a gasolina. Já o motor a gasóleo pode ser conjugado com o nível de equipamento intermédio Evolve ou o mais completo Excellence. O primeiro integra jantes em liga leve de 16”, faróis de nevoeiro, retrovisores exteriores na cor da carroçaria e rebatíveis electricamente, limitador de velocidade, ar condicionado automático de duas zonas, Smart City Brake Support (SCBS), cruise control e Bluethooth com controlo por voz. O segundo junta jantes de 18”, luzes diurnas e traseiras em LED, faróis Bi-xénon, sensores de luz e chuva, vidros traseiros escurecidos, aquecimento dos bancos dianteiros, chave inteligente, câmara e sensores traseiros e sistema áudio Bose.

O Mazda3 a diesel chega ao mercado ainda este mês por valores que começam nos 24.364€, podendo atingir com o equipamento mais completo os 34.065€. Os mesmos preços são válidos para ambas as carroçarias. Já o modelo com o bloco a gasolina compra-se a partir de 18.630€ — o topo de gama de equipamento estará à venda por 23.230€.

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