Fugas - Motores

Novo Hyundai i20 Active

Novo Hyundai i20 Active

Hyundai i20 relança-se com carroçarias Active e Coupe

Por Carla B. Ribeiro

Dois novos corpos para um mesmo carro. O i20 da Hyundai permanece o mesmo utilitário de sempre, mas agora surge multifacetado: além da convencional carroçaria, o i20 ganhou forma de um dinâmico Coupe, sendo que esta casa com uma nova alma de 120cv, e de um desportivo Active.

O Hyundai i20 Coupe surge como um modelo compacto com perfil desportivo, de três portas e linhas que deixam o tejadilho cair logo a partir do pilar B e que termina num spoiler traseiro a reafirmar o seu espírito mais aguerrido. Também a grelha dianteira foi revista no sentido de diferenciá-lo do i20 tradicional de cinco portas, e o pára-choques traseiro revela farolins específicos e linhas que imprimem um ar atlético ao modelo. Ainda pelo exterior, destaca-se a inclusão de jantes de 17 polegadas ou a cor exclusiva Tangerine Orange.

No interior, há detalhes também exclusivos desta carroçaria, a maioria, afirma a marca, pensada no sentido de melhorar a ergonomia do habitáculo. Mas também alguns que não passam de mimos. Caso do tecto panorâmico que permite a entrada de luz natural.

O novo i20 Coupe, comercializado desde 21.483 euros, chega com outra novidade: a estreia do bloco 1.0 T-GDi de 120cv, acoplado a uma caixa manual de seis velocidades, que no Verão deverá chegar à restante gama i20. De três cilindros e injecção directa, o novo bloco reclama uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 10,4 segundos e uma velocidade máxima de 190 km/h. No que toca a consumos, este bloco é anunciado com uma média em circuito misto de 4,8 litros.

O i20 Coupe chega bem equipado de série, com várias funcionalidades que lhe permitem distanciar-se do comum utilitário de cinco portas. Entre outras valências, ar condicionado automático com desembaciamento automático, cruise control e limitador de velocidade com comandos no volante, porta-luvas com refrigeração, sensores traseiros de estacionamento, sistema de assistência à faixa de rodagem e sistema de infoentretenimento AVN 2.0 com rádio, MP3 e ecrã tátil de 7’’.

Outra novidade na casa sul-coreana é uma versão Active do i20, em que o pequeno utilitário deu origem a um crossover compacto. Com um design totalmente diferente do carro que lhe deu origem e apostando na versatilidade, o Active apresenta-se com uma maior altura ao solo (mais 20mm que o modelo base), uma suspensão repensada para enfrentar maiores agruras e com vários componentes estéticos que lhe permitem envergar a bandeira crossover. Exemplo disso são as barras do tejadilho, as protecções inferiores da carroçaria, as salientes cavas das rodas ou as jantes de liga leve de 17 polegadas.

Quanto a motorizações, o i20 Active dá duas opções: uma a gasolina, com o motor 1.0 T-GDi de 100 cv , e outra a diesel, com o propulsor 1.4 CRDi de 90 cv. O primeiro vale-se de uma aceleração dos 0 aos 100km/h em 10,9 segundos e uma velocidade máxima de 176km/h. Acoplado a uma caixa manual de cinco relações, o bloco nesta carroçaria é anunciado com um consumo médio, em circuito misto, na ordem dos 4,8 litros a cada cem quilómetros. No que diz respeito ao motor a diesel, a Hyundai anuncia uma aceleração dos 0 aos 100km/h em 12,3 segundos e uma velocidade máxima de 170km/h. A média oficial de consumo situa-se nos 4,3 litros.

O i20 Active a gasolina chegou ao mercado a partir de 20.425€, enquanto o mesmo modelo a gasóleo é comercializado desde 24.026€. Ainda em fase de lançamento, ambos os modelos beneficiam de campanhas e promoções que podem incluir descontos até 3600 euros, caso a aquisição se faça recorrendo a financiamento. Paralelamente, a marca oferece o sistema de infoentretenimento, o sistema de navegação, o ecrã táctil e a câmara traseira, além de cinco anos de manutenção. Estas ofertas acrescem aos habituais cinco anos de garantia sem limite de quilómetros, cinco anos de assistência em viagem e cinco anos de check ups gratuitos.

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