A confirmar a trajectória, um design exterior que se assemelha cada vez mais a um SUV: grelha vertical a conferir uma frente mais proeminente; cavas das rodas ainda mais vincadas; protecções laterais; e uma nova assinatura luminosa que, nos farolins traseiros, em LED 3D, assumem a forma de garras. Paralelamente, a Peugeot estreia no 2008 o nível de equipamento mais recheado: o GT Line, que traz de série o Grip Control, um sistema que permite controlar electronicamente a tracção e a estabilidade do carro, tornando-o apto para diferentes traçados, como areia, lama ou neve, e que se pode ter desde que a motorização escolhida tenha mais de 100cv.
De acordo com a marca, o Peugeot 2008 é sobretudo procurado pela funcionalidade, sustentabilidade, durabilidade e capacidade multiusos. Por isso, estes foram os critérios tidos em conta nesta nova fornada do veículo do subsegmento B-SUV. De “linhas sóbrias”, as principais alterações verificam-se na frente em que o aspecto afunilado do capot até à grelha, que era cortada longitudinalmente por duas lâminas, foi substituído por uma presença mais quadrada e, de acordo com a Peugeot, mais sólida. A única semelhança é a forma da grelha, em trapézio invertido. Tudo o mais foi revisto e, no lugar das duas lâminas, há agora vários apliques na vertical, a formarem um pontilhado, que parecem fazer com que a frente seja mais alta do que é. Ao centro da grelha, que ocupa um maior espaço, encontra-se o leão da marca, uma posição já adoptada noutros modelos lançados recentemente. Outras mudanças ocorreram nas ópticas dianteiras, em que se associa o cromado e o preto, enquanto na traseira os farolins adoptaram a forma de garras.
Pelo interior, quase tudo se mantém, inclusive o i-Cockpit: boa posição de condução, em torno de um pequeno volante, painel de instrumentos em posição elevada, uma larga consola central e um ecrã táctil. O 2008 mantém ainda o travão de estacionamento tipo “avião”, assim como o facto de ser exclusivamente de tracção dianteira. Para fazer frente a aventuras maiores, existe o tal sistema Grip Control, em opção nos primeiros três níveis de equipamento — Access, Active e Allure — e de série na nova versão de topo GT Line.
O Grip Control, conjugado com uma altura ao solo de 16cm e com pneus Mud&Snow Goodyear Vector 4Seasons, permite ao condutor seleccionar cinco modos de condução, dependendo do tipo de aderência que o piso apresenta. O que deverá ter mais uso, o Standard, destina-se a condições normais de estrada. Já em modo Neve, até 50 km/h, o sistema impede que as rodas dianteiras deslizem. Em modo Todo-Terreno, disponível até 80 km/h, em condições por exemplo de lama, é transmitido maior binário à roda com maior aderência, revelando o comportamento de um diferencial de deslizamento limitado. Se o terreno for arenoso, então a selecção do modo Areia faz com que a força sobre as duas rodas motrizes seja feita em simultâneo, permitindo a progressão até aos 120 km/h. Por fim, há o modo ESP Off que desliga o controlo electrónico de estabilidade assim como o sistema de Grip Control.
A nova versão de equipamento GT Line, além de incluir o Grip Control de série, chega equipada com jantes de 17’’ diamantadas e revestidas a preto brilhante, além de decorações a preto, como o friso da grelha dianteira, o contorno dos faróis de nevoeiro, as capas dos retrovisores e as barras do tejadilho. A grelha, por exemplo, destaca-se das restantes versões logo pela letra a vermelho do “Peugeot” inscrito no seu topo. No interior também há diferenças: abertura das portas com soleiras em inox, pedaleira em alumínio e tapetes com pormenores vermelhos, painel de instrumentos superior contornado a LED vermelhos, costuras vermelhas nos bancos, nos apoios de braços das portas, no fole, nos punhos da alavanca de mudanças e do travão de mão e no volante.
No habitáculo não faltam ainda tecnologias para colocar o 2008 na dianteira, incluindo Mirror Screen, compatível com o MirrorLink ou Apple Carplay, o que permite duplicar no ecrã táctil todos os conteúdos do smartphone do condutor. As tecnologias invadem também o capítulo da segurança e do conforto para quem segue aos comandos, com a possibilidade de equipar a viatura com o sistema Active City Brake, com travagem automática de emergência até aos 30 km/h, ou com Park Assist que, recorrendo a sensores de ultrassom e à câmara traseira, estaciona o carro quer de frente quer em espinha.
Ao nível das motorizações, a oferta traduz-se em três opções a gasolina, com o 1.2 PureTech a desdobrar-se em 82cv, 110cv e 130cv, e três diesel, de 75cv, 100cv e 120cv, apoiadas no mesmo bloco 1.6 BlueHDi. Destaque para a estreia da caixa automática de seis velocidades, a nova EAT6 com tecnologia Quickshift, que pode ser acoplada ao 1.2 PureTech de 110cv.
A nova face do 2008 chega no primeiro fim-de-semana de Junho e os preços arrancam nos 16.760€ do 1.2 PureTech de 82cv e caixa manual de cinco velocidades com o nível de equipamento Access. O 1.6 BlueHDI 75cv de caixa manual de cinco chega a partir dos 20.170€.