Fugas - Motores

Peugeot 2008 renasce para se mostrar cada vez mais SUV

Por Carla B. Ribeiro

Se em 2013, quando se estreou, assumia uma vertente urbana, mesmo apresentando soluções para se aventurar fora de estrada, agora, após uma revisão sobretudo estética, o Peugeot 2008 opta por uma silhueta mais próxima do todo-o-terreno.

A confirmar a trajectória, um design exterior que se assemelha cada vez mais a um SUV: grelha vertical a conferir uma frente mais proeminente; cavas das rodas ainda mais vincadas; protecções laterais; e uma nova assinatura luminosa que, nos farolins traseiros, em LED 3D, assumem a forma de garras. Paralelamente, a Peugeot estreia no 2008 o nível de equipamento mais recheado: o GT Line, que traz de série o Grip Control, um sistema que permite controlar electronicamente a tracção e a estabilidade do carro, tornando-o apto para diferentes traçados, como areia, lama ou neve, e que se pode ter desde que a motorização escolhida tenha mais de 100cv.

De acordo com a marca, o Peugeot 2008 é sobretudo procurado pela funcionalidade, sustentabilidade, durabilidade e capacidade multiusos. Por isso, estes foram os critérios tidos em conta nesta nova fornada do veículo do subsegmento B-SUV. De “linhas sóbrias”, as principais alterações verificam-se na frente em que o aspecto afunilado do capot até à grelha, que era cortada longitudinalmente por duas lâminas, foi substituído por uma presença mais quadrada e, de acordo com a Peugeot, mais sólida. A única semelhança é a forma da grelha, em trapézio invertido. Tudo o mais foi revisto e, no lugar das duas lâminas, há agora vários apliques na vertical, a formarem um pontilhado, que parecem fazer com que a frente seja mais alta do que é. Ao centro da grelha, que ocupa um maior espaço, encontra-se o leão da marca, uma posição já adoptada noutros modelos lançados recentemente. Outras mudanças ocorreram nas ópticas dianteiras, em que se associa o cromado e o preto, enquanto na traseira os farolins adoptaram a forma de garras.

Pelo interior, quase tudo se mantém, inclusive o i-Cockpit: boa posição de condução, em torno de um pequeno volante, painel de instrumentos em posição elevada, uma larga consola central e um ecrã táctil. O 2008 mantém ainda o travão de estacionamento tipo “avião”, assim como o facto de ser exclusivamente de tracção dianteira. Para fazer frente a aventuras maiores, existe o tal sistema Grip Control, em opção nos primeiros três níveis de equipamento — Access, Active e Allure — e de série na nova versão de topo GT Line.

O Grip Control, conjugado com uma altura ao solo de 16cm e com pneus Mud&Snow Goodyear Vector 4Seasons, permite ao condutor seleccionar cinco modos de condução, dependendo do tipo de aderência que o piso apresenta. O que deverá ter mais uso, o Standard, destina-se a condições normais de estrada. Já em modo Neve, até 50 km/h, o sistema impede que as rodas dianteiras deslizem. Em modo Todo-Terreno, disponível até 80 km/h, em condições por exemplo de lama, é transmitido maior binário à roda com maior aderência, revelando o comportamento de um diferencial de deslizamento limitado. Se o terreno for arenoso, então a selecção do modo Areia faz com que a força sobre as duas rodas motrizes seja feita em simultâneo, permitindo a progressão até aos 120 km/h. Por fim, há o modo ESP Off que desliga o controlo electrónico de estabilidade assim como o sistema de Grip Control.

A nova versão de equipamento GT Line, além de incluir o Grip Control de série, chega equipada com jantes de 17’’ diamantadas e revestidas a preto brilhante, além de decorações a preto, como o friso da grelha dianteira, o contorno dos faróis de nevoeiro, as capas dos retrovisores e as barras do tejadilho. A grelha, por exemplo, destaca-se das restantes versões logo pela letra a vermelho do “Peugeot” inscrito no seu topo. No interior também há diferenças: abertura das portas com soleiras em inox, pedaleira em alumínio e tapetes com pormenores vermelhos, painel de instrumentos superior contornado a LED vermelhos, costuras vermelhas nos bancos, nos apoios de braços das portas, no fole, nos punhos da alavanca de mudanças e do travão de mão e no volante.

No habitáculo não faltam ainda tecnologias para colocar o 2008 na dianteira, incluindo Mirror Screen, compatível com o MirrorLink ou Apple Carplay, o que permite duplicar no ecrã táctil todos os conteúdos do smartphone do condutor. As tecnologias invadem também o capítulo da segurança e do conforto para quem segue aos comandos, com a possibilidade de equipar a viatura com o sistema Active City Brake, com travagem automática de emergência até aos 30 km/h, ou com Park Assist que, recorrendo a sensores de ultrassom e à câmara traseira, estaciona o carro quer de frente quer em espinha.

Ao nível das motorizações, a oferta traduz-se em três opções a gasolina, com o 1.2 PureTech a desdobrar-se em 82cv, 110cv e 130cv, e três diesel, de 75cv, 100cv e 120cv, apoiadas no mesmo bloco 1.6 BlueHDi. Destaque para a estreia da caixa automática de seis velocidades, a nova EAT6 com tecnologia Quickshift, que pode ser acoplada ao 1.2 PureTech de 110cv.

A nova face do 2008 chega no primeiro fim-de-semana de Junho e os preços arrancam nos 16.760€ do 1.2 PureTech de 82cv e caixa manual de cinco velocidades com o nível de equipamento Access. O 1.6 BlueHDI 75cv de caixa manual de cinco chega a partir dos 20.170€.

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