A confirmar a trajectória, um design exterior que se assemelha cada vez mais a um SUV: grelha vertical a conferir uma frente mais proeminente; cavas das rodas ainda mais vincadas; protecções laterais; e uma nova assinatura luminosa que, nos farolins traseiros, em LED 3D, assumem a forma de garras. Paralelamente, a Peugeot estreia no 2008 o nível de equipamento mais recheado: o GT Line, que traz de série o Grip Control, um sistema que permite controlar electronicamente a tracção e a estabilidade do carro, tornando-o apto para diferentes traçados, como areia, lama ou neve, e que se pode ter desde que a motorização escolhida tenha mais de 100cv.
De acordo com a marca, o Peugeot 2008 é sobretudo procurado pela funcionalidade, sustentabilidade, durabilidade e capacidade multiusos. Por isso, estes foram os critérios tidos em conta nesta nova fornada do veículo do subsegmento B-SUV. De “linhas sóbrias”, as principais alterações verificam-se na frente em que o aspecto afunilado do capot até à grelha, que era cortada longitudinalmente por duas lâminas, foi substituído por uma presença mais quadrada e, de acordo com a Peugeot, mais sólida. A única semelhança é a forma da grelha, em trapézio invertido. Tudo o mais foi revisto e, no lugar das duas lâminas, há agora vários apliques na vertical, a formarem um pontilhado, que parecem fazer com que a frente seja mais alta do que é. Ao centro da grelha, que ocupa um maior espaço, encontra-se o leão da marca, uma posição já adoptada noutros modelos lançados recentemente. Outras mudanças ocorreram nas ópticas dianteiras, em que se associa o cromado e o preto, enquanto na traseira os farolins adoptaram a forma de garras.
Pelo interior, quase tudo se mantém, inclusive o i-Cockpit: boa posição de condução, em torno de um pequeno volante, painel de instrumentos em posição elevada, uma larga consola central e um ecrã táctil. O 2008 mantém ainda o travão de estacionamento tipo “avião”, assim como o facto de ser exclusivamente de tracção dianteira. Para fazer frente a aventuras maiores, existe o tal sistema Grip Control, em opção nos primeiros três níveis de equipamento — Access, Active e Allure — e de série na nova versão de topo GT Line.
O Grip Control, conjugado com uma altura ao solo de 16cm e com pneus Mud&Snow Goodyear Vector 4Seasons, permite ao condutor seleccionar cinco modos de condução, dependendo do tipo de aderência que o piso apresenta. O que deverá ter mais uso, o Standard, destina-se a condições normais de estrada. Já em modo Neve, até 50 km/h, o sistema impede que as rodas dianteiras deslizem. Em modo Todo-Terreno, disponível até 80 km/h, em condições por exemplo de lama, é transmitido maior binário à roda com maior aderência, revelando o comportamento de um diferencial de deslizamento limitado. Se o terreno for arenoso, então a selecção do modo Areia faz com que a força sobre as duas rodas motrizes seja feita em simultâneo, permitindo a progressão até aos 120 km/h. Por fim, há o modo ESP Off que desliga o controlo electrónico de estabilidade assim como o sistema de Grip Control.