Trata-se do “veículo mais evoluído” da marca do leão. A afirmação é da casa francesa, que revelou, no dia 23 de Maio, à imprensa a nova face do 3008. Nesta segunda geração com muito menos de monovolume crossover e a assumir uma faceta mais “suviana”, o Peugeot 3008 surge maior, mais leve e, assegura a marca gaulesa, melhor que o seu predecessor.
Assente na plataforma modular EMP-2, estreada pela Citröen com o C4 Picasso, o 3008 apresenta-se com uma frente verticalizada e com a mesma grelha de lâminas verticais estreada recentemente com o 2008, que pontifica um capot longo e horizontal. A cintura é elevada e além das grandes rodas e de uma maior altura ao solo, o carro exibe características para que não tema caminhos tortuosos do off-road, com amplas protecções na parte inferior do pára-choques, nas cavas das rodas ou na base das portas. Na traseira voltam-se a encontrar outros elementos trazidos pelo 2008: farolins em LED a formarem três garras.
Pelo interior, destaca-se a nobreza dos materiais usados (couro, detalhes em cromado acetinado, em carbono ou têxteis de inspiração Home Design), os detalhes premium (caso do sistema Hi-Fi Premium FOCAL), assim como um ambiente high-tech, muito à conta da integração do i-Cockpit. O painel de instrumentos, habitualmente com os típicos mostradores analógicos, passou a ser um ecrã digital de 12,3’’, configurável e personalizável, a partir de cinco modos de apresentação que pode incluir informações de navegação, ajudas à condução, parâmetros do motor, computador de bordo, dados dinâmicos, etc.
Já no centro do tablier, destaca-se um ecrã táctil de 8’’ que permite gerir as funções de navegação, ar-condicionado, entretenimento e telefone, sendo possível a ligação a aparelhos movéis através de MirrorLink, Apple CarPlay e Android Auto. E sob o ecrã surgem seis botões em piano — denominados toggle swiches — que permitem acesso directo às principais funções daquele.
Entre os seus vários atributos, destaca-se ainda por ser o primeiro veículo Peugeot a integrar o i-Cockpit Amplify, que junta à tecnologia proposta um amplificador de sentidos: da visão, jogando com a intensidade da iluminação interior e a cor dos ecrãs; da audição, com os parâmetros do ambiente musical; do tacto, com as massagens multiponto integradas nos assentos; e do olfacto, com um difusor de fragrâncias.
Em matéria de prazer de condução, a Peugeot garante que as qualidades dinâmicas do 3008 não foram beliscadas, tendo até sido melhoradas, pela adopção da plataforma EMP2. Além disso, destaca a marca, as ligações ao solo foram adaptadas a cada motorização. Entre estas haverá escolhas para todos os gostos. Os gasolina dividem-se entre os propulsores 1.2 PureTech de 130cv e 1.6 THP de 165cv. A gasóleo, o divertimento será servido com o 1.6 BlueHDi de 100cv ou de 120cv ou com o 2.0 BlueHDi de 150 ou 180cv. Haverá ainda possibilidade de escolher entre uma transmissão manual de seis velocidades e a recente EAT6, produzida pela Aisin.
Já a capacidade para arriscar o todo-o-terreno está assente no facto de o carro poder ser servido pelo sistema Advanced Grip Control, que optimiza o controlo de tracção para cinco modos de aderência distintos (Normal, Neve, Lama, Areia, ESP OFF) e que beneficia da ajuda de pneumáticos específicos para lama e neve de 18’’ e de uma nova função de ajuda às descidas.
Além do Hill Assist Descent Control, o Peugeot 3008 chegará com a possibilidade de ser equipado por vários sistemas de ajudas à condução. Casos da travagem automática de emergência (Active Safety Brake), do alerta de risco de colisão (Distance Alert), do sistema de detecção de fadiga, do assistente automático de máximos ou do cruise control adaptativo com a função de travagem. Para a condução urbana, o 3008 incorpora assistência a manobras, tais com o Visio Park (visão 360 °) ou a última geração do Park Assist.
e-Kick, uma resposta à mobilidade urbana
Uma trotineta desdobrável com um motor eléctrico que pode ser carregado pelo próprio carro. Este é um dos extras possíveis de adquirir com o 3008 e que pretende constituir uma resposta ao desafio da mobilidade urbana. A e-Kick, desenvolvida pela Peugeot em parceria com a Micro, pesa 8,5kg e permite percorrer até 12km a velocidades que podem atingir os 25 km/h. O engenho dispõe de travão de pé que serve para controlar a velocidade e ao mesmo tempo regenerar a energia da bateria de iões de lítio, localizada no pisador.