Fugas - Motores

Multimedia

Mais

Ver mais

Continuação: página 2 de 2

Uma aposta nos utilitários com um piscar de olho às famílias

O propulsor 1.2 Dualjet, de injecção dupla, também está disponível sem SHVS, podendo ser acoplado a uma caixa manual de cinco velocidades. Nesta versão, apenas com o nível de equipamento de entrada, a marca anuncia consumos de 4,2 l/100km e emissões de CO2 de 98 g/km.

No capítulo das novidades, e após a estreia no Vitara S, o Baleno apresenta-se ainda um motor turbo de injecção directa, o 1.0 Boosterjet de 111cv, que se caracteriza pelas dimensões compactas associadas a um pequeno turbo colocado directamente na cabeça do cilindro e incorporando o colector de escape na cabeça do motor. O facto, que permite optimizar o fluxo de gases, com uma perda mínima do calor, resulta numa agradável entrega do motor, sem que os consumos disparem — a média oficial é de 4,5 l/100km em circuito misto. O motor 1.0 Boosterjet pode ser acoplado a uma transmissão manual de cinco velocidades ou a uma automática de seis relações.

O Baleno está disponível em três níveis de equipamento: GL, GLE e GLX. O primeiro caracteriza-se pelas jantes de aço de 15”, incluindo faróis automáticos com função “Guide me light”, retrovisores exteriores eléctricos e aquecidos, volante em pele com comandos de áudio, sistema “mãos livres” com comandos no volante, seis airbags, indicador de pressão de pneus, ar condicionado, Radio CD + MP3 + Bluetooth, porta USB e entrada auxiliar, luzes diurnas LED e computador de bordo, sendo que o GLE junta a esta longa lista apenas as jantes de liga leve de 16 polegadas.

Já o GLX acresce computador de bordo com ecrã LCD de 4,2”, ecrã táctil de 7” com câmara de visão traseira e sistema de navegação, controlo de velocidade adaptativo, travagem de emergência autónoma, volante ajustável em profundidade, bancos aquecidos ou botão de arranque sem chave.

Quanto à segurança, o Baleno teve duas pontuações distintas nos testes Euro NCAP, o organismo independente que avalia a segurança dos veículos automóveis comercializados na Europa: uma para os primeiros dois níveis de equipamento, que resultou em apenas três estrelas, e outra com o nível de equipamento GLX, com a travagem de emergência autónoma, que obteve umas aceitáveis quatro estrelas, com 85% na segurança dos ocupantes adultos, 73% na dos ocupantes crianças, 65% na dos transeuntes e 43% da dos dispositivos auxiliares.

 

--%>