Fugas - Motores

  • Daniel Rocha
  • Daniel Rocha
  • Daniel Rocha
  • Daniel Rocha
  • Daniel Rocha

Continuação: página 2 de 2

Do anterior Tiguan só ficou o nome

Em contrapartida, pormenores como o Active Info Display (opcional, 622€, mostradores digitais do velocímetro e conta-rotações com cinco painéis intermutáveis disponibilizando várias informações), a navegação (opção, 840€) incluída no ecrã táctil de 8’’ do sistema de infoentretenimento, o ar condicionado automático de três zonas (duas à frente e outra para os bancos traseiros) de série, os vidros traseiros escurecidos, os sensores de luz e de chuva, só para citar alguns itens, põem o Tiguan ao nível de modelos similares de marcas premium.

Atenção à segurança

O anterior Tiguan obteve o máximo de 5 estrelas em 2009 nos testes do Euro NCAP, mas agora reprovaria no capítulo da protecção aos peões. O novo, embora ainda não objecto de testes, com capot rebaixado activo que amortece os embates, não deve falhar nessa área. Além disso, decorrente dessa arquitectura, é sempre classe 1 nas portagens.

O bocadinho que falta

Em segurança, conforto e vida a bordo, motor ou suavidade de condução, este Tiguan não deve nada a qualquer SUV premium. Até porque, ao contrário destes, a maior parte do equipamento é de série, não onerando o custo final. Porém, para subir de divisão, falta-lhe cuidado em certos acabamentos e qualidade nalguns materiais usados no habitáculo.

Espaço e funcionalidade

Este SUV oferece espaço interior para que cinco ocupantes se sentem com conforto (embora o lugar do meio atrás seja algo prejudicado pelo túnel de transmissão). Além disso, há muitos compartimentos espalhados pelo habitáculo para arrumar pequenos objectos. Outro pormenor positivo é a existência de uma roda sobresselente de emergência sob a ampla mala.

FICHA TÉCNICA

Mecânica

Cilindrada: 1968cc
Potência: 150cv às 3000-4500 rpm
Binário: 340 Nm às 1750-3000 rpm
Cilindros: 4, em linha
Válvulas: 16
Alimentação: Gasóleo, injecção directa por rampa comum. Turbo de geometria variável. Intercooler
Tracção: Dianteira
Caixa: Manual com 6 velocidades
Suspensão: Tipo MacPherson/ molas helicoidais e barra estabilizadora à frente; independente multibraços e barra estabilizadora à frente atrás
Direcção: Pinhão e cremalheira, com assistência eléctrica
Diâmetro de viragem: 11,5 metros entre paredes
Travões: Discos ventilados à frente; discos sólidos atrás

Dimensões

Comprimento: 4486mm
Largura: 1836mm
Altura: 1632mm
Distância entre eixos: 2681mm
Peso: 1568kg
Pneus: 235/55 R18 (roda sobresselente de emergência)
Capac. depósito: 66 litros
Capac. mala: 502-615 litros (1655 litros com rebatimento dos bancos traseiros)

Prestações

Ângulo de entrada: 17,1º
Ângulo de saída: 17,7º
Ângulo ventral: 14,9º
Altura livre ao solo: 200mm
Veloc. máx.: 204 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 9,3s
Cons. misto: 4,7 litros/100 km
Emissões CO2: 125 g/km
Nível de emissões: Euro 6

Preço: 38.729€ (viatura ensaiada, 42.306€)

--%>