Fugas - Motores

  • DR
  • DR

Fiesta e Focus exibem imagem desportiva

Por Fugas

A Ford acaba de lançar uma nova gama, designada por ST-Line, com a qual pretende imprimir um estilo desportivo aos seus carros, inspirado-se em modelos Ford Performance, e conquistar assim os gostos dos clientes europeus. A estreia dá-se com o Fiesta e com o Focus, mas até ao fim do ano a marca prevê ter mais dois modelos a usufruírem deste nível de equipamento.

Os novos Fiesta ST-Line e Focus ST-Line, já disponíveis para encomenda desde 17.550€ e 22.294€, respectivamente, foram concebidos, realça a casa de Dearborn, a pensar “nos clientes que aspiram à imagem desportiva emanada pelos modelos ST-Line mas que não exigem a performance absoluta optimizada pelos motores ST e pelos chassis equipados com tecnologias desportivas”.

Disponíveis nas carroçarias de três ou de cinco portas, no caso do Fiesta, e de cinco portas, para o Focus, o que mais salta à vista são as alterações estéticas. À frente, destaca-se a grelha em ninho de abelha em forma trapezoidal, os faróis de nevoeiro com contornos a negro e um spoiler na secção inferior do pára-choques, no caso do Fiesta ST Line (o Focus ST Line apresenta um pára-choques específico). Ambos os modelos exibem um difusor traseiro e jantes exclusivas em liga leve: de 16” no Fiesta ST-Line e de 17” no Focus ST-Line. Pelo interior, evidencia-se a opção por bancos desportivos, com pespontos em vermelho e pele perfurada, por um volante desportivo tipo ST com pespontos em cinzento e por uma alavanca de mudanças com acabamento escuro e placas escovadas ST-Line.

Os novos Fiesta ST-Line e Focus ST-Line podem ser equipados tanto com motores a gasolina da família EcoBoost como com opções diesel TDCi. O primeiro é proposto com o 1.0 EcoBoost de 100 e 125 cv, com transmissão manual de cinco velocidades, estando prevista para mais tarde a produção do mesmo bloco com 140 cv e transmissão manual de cinco velocidades. A gasóleo, está disponível o 1.5 TDCi de 95 cv com transmissão manual de cinco velocidades. Já o Focus ST-Line pode receber o bloco 1.0 EcoBoost de 125 cv. A diesel é servido o 1.5 TDCi de 120 cv ou o motor 2.0TDCi de 150 cv. O Focus ST-Line, quando equipado com a transmissão automática PowerShift de seis velocidades, inclui patilhas no volante.

Fiesta ST-Line*
Gasolina
1.0 EcoBoost 100cv - 17.550€
1.0 EcoBoost 125cv - 18.262€
Gasóleo
1.5 TDCi 95cv - 21.084€

Focus ST-Line
Gasolina
1.0 EcoBoost 125cv - 22.294€
1.0 EcoBoost 125cv Auto - 23.512€
Gasóleo
1.5 TDCi 120cv - 26.363€
1.5 TDCi 120cv Powershift - 27.972€
2.0 TDCi 150cv - 31.900€
2.0 TDCi 150cv Powershift - 34.269€

* as versões de 5 portas do Fiesta ST-Line custam mais cerca de 600€

--%>