Fugas - Motores

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A essência da funcionalidade

Por João Palma

São dois os citadinos da gama da Opel. Um, o Adam, é uma viatura premium com ênfase no design. O outro, o Karl, é um meio de transporte funcional, cujas características ainda são mais evidenciadas na versão FlexFuel, gasolina/GPL.

Há irmãos que são gémeos idênticos e outros cuja única coisa em comum é partilharem os progenitores. O Adam e o Karl são ambos veículos do segmento A produzidos pela Opel, mas as afinidades acabam aqui. Um, o Adam, é uma viatura premium que nasceu em berço de ouro – veste-se com estilo e privilegia a diversão. Outro, o Karl, é um trabalhador em fato de macaco, que cumpre com honestidade e eficiência as tarefas de que é incumbido. O Adam é um objecto de lazer, o Karl é um meio de transporte.

O espírito funcional e económico do Opel Karl, lançado há um ano, é agora reforçado com a versão FlexFuel, híbrida gasolina/GPL, que conduzimos. Para incentivar a aquisição do Karl FlexFuel, durante esta fase de lançamento, a Opel oferece um desconto de 1300€, o que faz com que esta variante fique com o mesmo preço, 11.990€, que o Karl apenas a gasolina.

O GPL, Gás de Petróleo Liquefeito, tem o preço mais baixo de todos os combustíveis e dispõe de uma ampla rede de abastecimento que cobre quase todo o território português. Em termos de performances, não há grandes diferenças entre o funcionamento da viatura em modo de gasolina ou a GPL. A maior distinção é o facto de a gás o carro gastar mais entre 1,0 a 1,5 litros de combustível aos 100km em comparação com a utilização a gasolina. Mas sendo o preço do litro do GPL cerca de metade do da gasolina, os carros a GPL são os mais económicos nos consumos, superando até veículos com propulsores similares a gasóleo.

A utilização do veículo em modo GPL é a mais barata, mas mesmo quando o gás se esgota e não há um posto de abastecimento próximo, não se põem problemas de autonomia – o carro começa a funcionar automaticamente a gasolina. Outro ponto adicional a favor do GPL é a menor emissão de gases derivada da combustão – uma redução até 80% das emissões de óxido de azoto em comparação com a gasolina.

Um mito que ainda persiste é o da perigosidade dos veículos a GPL. Nada mais errado. As novas viaturas a GPL, caso do Karl FlexFuel, já vêm equipadas e adaptadas de fábrica, com todas as garantias possíveis: o tanque de GPL é muito mais seguro que, por exemplo, o depósito de gasolina. Isso mesmo já foi reconhecido pela recente alteração à legislação portuguesa, que suprimiu a grande maioria das restrições à circulação e estacionamento em parques cobertos dos veículos a GPL.

No geral, as viaturas com o sistema GPL instalado de fábrica não trazem os propulsores mais recentes que equipam outras versões do mesmo modelo. Uma justificação poderá ser a de os fabricantes utilizarem as viaturas a GPL para escoarem o stock de motores de anterior geração. Nessa vertente, o Karl FlexFuel diferencia-se, até mesmo de outros modelos bifuel da Opel: o motor é o moderno 1.0 tricilíndrico atmosférico.

Este motor é despachado e o carrinho porta-se bem não só em cidade (o seu habitat preferencial) como em estrada e auto-estrada, sem motivos de queixa nas recuperações, acelerações e ultrapassagens. O único senão é a discrepância entre consumos anunciados e reais, algo já notado na variante 100% a gasolina: usando apenas o GPL, obtivemos uma média de 7,8 l/100km, algo distante dos 5,7 l/100km anunciados.

Sobriedade e funcionalidade serão os adjectivos que melhor definem o Karl. Design sóbrio, tanto no exterior como no interior. A um certo cinzentismo do interior e predominância de plásticos duros contrapõe-se uma instrumentação completa e de boa leitura, com pormenores como a pala sobre os visores, impedindo a incidência directa do sol. O espaço interior está bem aproveitado e só quem se senta a meio atrás é que poderá viajar mais apertado. A mala tem 215 litros de capacidade (958 litros com os bancos traseiros rebatidos).

O Opel Karl obteve 4 estrelas de um máximo de 5 nos testes de segurança do Euro NCAP, um resultado comum em citadinos. No que se refere a conforto, o Karl traz de série o essencial, com uma excepção: sensores de estacionamento traseiro (só em opção, por 300€), algo muito útil para um carro com utilização predominante em cidade. Pormenor curioso é o de apenas os vidros da frente serem eléctricos (os traseiros são de accionamento manual).

O veículo que conduzimos incluía o Pack Style opcional (450€, jantes em liga estrutural de 15’’, faróis de nevoeiro com iluminação em curva e alerta de saída da faixa de rodagem). Uma opção recomendável é o Pack OnStar (600€), que inclui os sistemas Opel OnStar e Intelillink.  

Ficha Técnica

Motor: 999cc, 3 cil., 12 válv.
Potência: 73cv às 6500 rpm
Binário: 92 Nm às 4500 rpm
Transmissão: Manual, 5 vel.
Veloc. máxima: 170 km/h
Aceleração 0 a 100 km/h: 13,9s
Consumo médio: 4,6 l/100km (gasolina); 5,7 l/100km (GPL)
Emissões de CO2: 93 g/km**
Norma de emissões: Euro 6
Preço: 13.290€ (viatura ensaiada, 13.740)***

*Dados do construtor
**A funcionar a GPL
*** Preço não inclui oferta de lançamento de 1300€, valor do equipamento GPL, até final de Junho de 2016

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