Há irmãos que são gémeos idênticos e outros cuja única coisa em comum é partilharem os progenitores. O Adam e o Karl são ambos veículos do segmento A produzidos pela Opel, mas as afinidades acabam aqui. Um, o Adam, é uma viatura premium que nasceu em berço de ouro – veste-se com estilo e privilegia a diversão. Outro, o Karl, é um trabalhador em fato de macaco, que cumpre com honestidade e eficiência as tarefas de que é incumbido. O Adam é um objecto de lazer, o Karl é um meio de transporte.
O espírito funcional e económico do Opel Karl, lançado há um ano, é agora reforçado com a versão FlexFuel, híbrida gasolina/GPL, que conduzimos. Para incentivar a aquisição do Karl FlexFuel, durante esta fase de lançamento, a Opel oferece um desconto de 1300€, o que faz com que esta variante fique com o mesmo preço, 11.990€, que o Karl apenas a gasolina.
O GPL, Gás de Petróleo Liquefeito, tem o preço mais baixo de todos os combustíveis e dispõe de uma ampla rede de abastecimento que cobre quase todo o território português. Em termos de performances, não há grandes diferenças entre o funcionamento da viatura em modo de gasolina ou a GPL. A maior distinção é o facto de a gás o carro gastar mais entre 1,0 a 1,5 litros de combustível aos 100km em comparação com a utilização a gasolina. Mas sendo o preço do litro do GPL cerca de metade do da gasolina, os carros a GPL são os mais económicos nos consumos, superando até veículos com propulsores similares a gasóleo.
A utilização do veículo em modo GPL é a mais barata, mas mesmo quando o gás se esgota e não há um posto de abastecimento próximo, não se põem problemas de autonomia – o carro começa a funcionar automaticamente a gasolina. Outro ponto adicional a favor do GPL é a menor emissão de gases derivada da combustão – uma redução até 80% das emissões de óxido de azoto em comparação com a gasolina.
Um mito que ainda persiste é o da perigosidade dos veículos a GPL. Nada mais errado. As novas viaturas a GPL, caso do Karl FlexFuel, já vêm equipadas e adaptadas de fábrica, com todas as garantias possíveis: o tanque de GPL é muito mais seguro que, por exemplo, o depósito de gasolina. Isso mesmo já foi reconhecido pela recente alteração à legislação portuguesa, que suprimiu a grande maioria das restrições à circulação e estacionamento em parques cobertos dos veículos a GPL.
No geral, as viaturas com o sistema GPL instalado de fábrica não trazem os propulsores mais recentes que equipam outras versões do mesmo modelo. Uma justificação poderá ser a de os fabricantes utilizarem as viaturas a GPL para escoarem o stock de motores de anterior geração. Nessa vertente, o Karl FlexFuel diferencia-se, até mesmo de outros modelos bifuel da Opel: o motor é o moderno 1.0 tricilíndrico atmosférico.
Este motor é despachado e o carrinho porta-se bem não só em cidade (o seu habitat preferencial) como em estrada e auto-estrada, sem motivos de queixa nas recuperações, acelerações e ultrapassagens. O único senão é a discrepância entre consumos anunciados e reais, algo já notado na variante 100% a gasolina: usando apenas o GPL, obtivemos uma média de 7,8 l/100km, algo distante dos 5,7 l/100km anunciados.