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Audi junta um pequeno SUV à sua frota premium

Por João Palma

A Audi já tinha uma armada completa de SUV, desde o “porta-aviões” Q7, passando pela “fragata Q5” até à “corveta” Q3. Com silhueta idêntica, muito em comum em termos de motorizações e equipamento, apenas se distinguem pelas dimensões. Agora à frota vem somar-se, a partir de Novembro, uma “lancha”: o Audi Q2, com características distintas dos seus parentes maiores.

CO Q2 é um pequeno SUV/crossover premium, que, apesar do seu visual, está vocacionado para circular em asfalto, mesmo na versão 4x4.

om 4195mm de comprimento, 1794mm de largura e 1508mm de altura, o único SUV com dimensões similares é o Juke da Nissan, uma marca generalista, pelo que o Audi Q2 é o primeiro SUV premium deste tamanho. Estão previstos outros modelos de outras marcas premium, mas, para já, a Audi adianta-se à concorrência. A apresentação dinâmica do Q2 será em Julho, mas a SIVA, a representante da Audi em Portugal, conseguiu trazer um Q2 ao país para efectuar uma apresentação estática à comunicação social.

Com cinco portas e cinco lugares e uma mala de 405 litros (1050 litros com os bancos rebatidos), o Audi Q2 poderá ter três motores a gasolina — 1.0 TFSI de 115cv, 1.4 TFSI COD de 150cv e 2.0 TFSI de 190cv — e três a gasóleo: 1.6 TDI de 115cv, 2.0TDI de 150cv e 2.0 TDI de 190 CV. O motor 1.4 TFSI tem a função cylinder on demand, que desconecta dois dos quatro cilindros em determinadas situações, para poupar combustível. A transmissão é manual de seis velocidades, podendo os motores 1.4 TFSI e os 2.0 TDI vir equipados com a caixa automática S tronic de sete relações.

A tracção é dianteira, mas os motores diesel 2.0 TDI de 150cv e 190cv podem ter tracção integral quattro. No entanto, não se pense que a tracção integral dá ao Q2 capacidades especiais para circular fora de estrada — aliás, os Q2 quattro não dispõem de quaisquer sistemas como Controlo de Descida, ou modo de condução off-road, comuns a veículos com aptidões para o todo-o-terreno.

Apesar do seu visual de SUV, a altura ao solo não é muito superior à de uma berlina — a tracção integral destina-se a proporcionar estabilidade acrescida ao rodar em asfalto no Inverno em regiões frias, com gelo, lama e alguma neve. Isto apesar de dispor de um modo específico para circular por vias não asfaltadas que muda o funcionamento do controlo de tracção.

Por isso, a SIVA prevê que o grosso das vendas se centre no Q2 com motor 1.6 TDI de 115cv, tracção dianteira e caixa manual. Ainda não há preços definidos, mas pensa-se que não andarão muito longe dos do Audi A3 com motorizações similares, isto é, a rondar os 30.000€.

Os materiais e acabamentos são de boa qualidade, ao nível de uma viatura premium, e os sistemas de infoentretenimento incluem ecrãs com dimensões e conectividades diversas: por exemplo, o quadro de instrumentos, como nos Audi A4 e TT, pode estar composto por um ecrã de 12,3’’ (Audi Virtual Cockpit). O Audi Q2 disporá de sistemas de segurança, conforto e vida a bordo comuns a outros modelos da marca alemã.

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