Fugas - Motores

DR

Continuação: página 2 de 2

Ágil e aguerrido

A posição de condução elevada, que permite uma boa visibilidade dos limites do carro — ideal para a condução em cidade e estacionamento em espaços pequenos — é, no entanto, prejudicada por alguma falta de apoio lateral dos bancos que, sendo um pouco mais confortáveis, ainda nos fazem sentir muito as irregularidades da estrada. O banco traseiro tem espaço suficiente para três passageiros — incluindo um banco de criança — e apesar de não ser bonito o assento ser todo plano, é também verdade que assim é mais aproveitado. Os 235 litros da mala não dão para todos os carrinhos de bebé, mas também é certo que quem compra um carro destes não procura grande capacidade de bagagem — e, já agora, ainda bem que não há pneu suplente ou o espaço ainda seria menor…

O motor a gasolina de 1,2 litros, com 80cv e três cilindros é o mesmo do lançamento do carro, há três anos, e continua a mostrar-se cumpridor, embora um pouco ruidoso em mudanças mais baixas — um reforço da insonorização talvez ajudasse. O consumo combinado anunciado de 4,3 litros/100 km não é nada difícil de atingir por quem tiver uma condução conscienciosa — fizemos uma média de 4,5l sem qualquer preocupação de poupança. A velocidade máxima anunciada é de 180 km/h. A Fugas experimentou a versão base de caixa manual, mas existe uma caixa automática opcional por mais 1100 euros. No capítulo da segurança mantêm-se os sistema de controlo activo de estabilidade (ASC) com controlo de tracção (TCL), ABS com EBD, sistema de assistência à travagem e ainda o sistema de ajuda ao arranque em subida (HSA) que permite a muitos condutores deixarem de usar a pouco prática mania de fazer ponto de embraiagem com o travão de mão.

Um dos trunfos da marca é o preço de lançamento, que coloca o carro com um custo inferior ao praticado em 2013. Durante a campanha o Space Star custa 11.350 euros com caixa manual e 13.500 com automática, ao passo que o preço de venda normal passará a ser de 14.250 euros para a primeira e 15.350 para a segunda — uma diferença de 1050 euros que não se entende. Como opcionais, além do rádio com sistema de navegação (500 euros), há a pintura metalizada (350) e os sensores de estacionamento traseiros (260).

Ficha técnica*

Motor: 1193cc, 3 cil., 12 v., gasolina
Potência: 80cv às 6000rpm
Binário: 106 Nm às 4000rpm
Transmissão: Manual de 5 velocidades
Velocidade máxima: 180 km/h
Aceleração 0 a 100 km/h: 11,7s
Consumo médio: 4,3 l/100km
Emissões CO2: 100 g/km
Preço: 14.250€
Preço da unidade ensaiada: 14.750 euros

*Dados do construtor

 

--%>