Fugas - Motores

  • Daniel Rocha
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Quase, mas ainda falta um bocadinho

Por dentro, esta berlina de quatro portas e cinco lugares é espaçosa, embora o lugar do meio atrás seja penalizado pela existência de um volumoso túnel de transmissão. A mala tem 480 litros e, no caso do veículo ensaiado, beneficia da ausência de pneu sobresselente por vir equipado com pneus runflat (pneus que podem rodar sem pressão de ar, devido, por exemplo, a um furo, a uma velocidade reduzida durante determinado número de quilómetros). Estes pneus fazem parte de uma opção que inclui jantes especiais de 18’’ (1200€).

Por último, mas não menos importante, o Alfa Romeo Giulia, no capítulo da segurança, não fica a perder face às marcas premium com que quer competir: em testes efectuados pelo Euro NCAP este ano, já obedecendo aos parâmetros mais exigentes que vigoram em 2016, obteve o máximo de 5 estrelas, com 98% na protecção dos ocupantes adultos, 81% nas crianças, 69% na protecção dos peões e 60% nos dispositivos auxiliares de segurança.

A destoar

Conduzimos o Guilia Super com a caixa automática de conversor de par com oito relações e funcionamento suave e eficiente, que estará disponível em Setembro. A caixa manual de seis velocidades é dura e difícil de accionar e, apesar de significar uma poupança de 2200€, destoa do conforto e suavidade proporcionados pelo resto do carro.

Demasiado sóbrio mas funcional

Com um visual exterior arrebatador, ao nível da boa tradição italiana, ao interior falta-lhe alguma “pimenta”. O painel de instrumentos tem um design cinzento e algo datado. Em contrapartida é muito funcional, de fácil leitura e accionamento, sem ser necessário tirar os olhos da estrada.

Boa posição de condução

As regulações e ajustes do banco do condutor e volante são manuais, ao contrário de veículos premium com que o Giulia pretende competir. No entanto, isso não impede a obtenção de uma excelente posição de condução, com boa visibilidade da estrada e da instrumentação, independentemente do tamanho do condutor.

FICHA TÉCNICA

Mecânica

Cilindrada: 2143cc
Potência: 180cv às 3750 rpm
Binário: 450 Nm às 1750 rpm
Cilindros: 4 em linha
Válvulas: 16
Alimentação: Gasóleo, injecção directa por rampa comum. Turbo de geometria variável. Intercooler
Tracção: Traseira
Caixa: Manual com 6 velocidades
Sistema Start/Stop: Sim Suspensão: Duplo braço oscilante com eixo direccional semivirtual e barra estabilizadora à frente; multibraços e barra estabilizadora atrás
Direcção: Pinhão e cremalheira, com assistência eléctrica
Diâmetro de viragem: 10,8 metros entre passeios
Travões: Discos ventilados 305mm à frente; discos sólidos 292mm atrás

Dimensões

Comprimento: 4643mm
Largura: 2024mm
Altura: 1436mm
Distância entre eixos: 2820mm
Peso: 1449kg
Pneus: 255/40 R18 (runflat, opcional)
Capac. depósito: 52 litros
Capac. mala: 480 litros

Prestações

Veloc. máx.: 230 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 7,2s
Cons. misto: 4,2 litros/100 km
Emissões CO2: 109 g/km
Nível de emissões: Euro 6

Preço: 44.400€ (viatura ensaiada, 50.205€, beneficiando de campanha de oferta de equipamento no valor de 3000€)

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