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Teste Mundial Harmonizado de Veículos Ligeiros: mais transparência nos consumos

Por João Palma

A partir do Outono de 2017, o ciclo de condução WLTP vai ser legalmente obrigatório e aproximar-se do comportamento real de condução actual.

É sabido que os consumos e emissões anunciados pelas marcas para os seus veículos nunca correspondem aos valores reais verificados na condução do dia-a-dia. Isto porque esses dados oficiais são obtidos usando a norma NEDC (Novo Ciclo de Condução Europeu) de 1992, que mede consumos e emissões em condições teóricas e ideais distantes da realidade. Por isso, foi criado em 2015 um novo padrão de testes com base num novo ciclo de condução: Worldwide harmonized Light vehicles Test Procedures (WLTP).

A partir do Outono de 2017, o ciclo de condução WLTP (Teste Mundial Harmonizado de Veículos Ligeiros) será legalmente obrigatório e, ao contrário do NEDC, aproxima-se do comportamento real de condução actual. Os valores obtidos com o WLTP são comparáveis em todo o mundo, enquanto os valores NEDC são válidos somente na Europa.

O NEDC foi introduzido em 1992. Porém, carros, estradas e o comportamento ao volante mudaram muito desde então. Acresce que os dados de consumos e emissões “urbanos, extra-urbanos e combinados” obtidos através do NDEC resultam de testes artificiais em laboratório. Pelo contrário, o Teste Harmonizado WLTP usa perfis de condução reais estabelecidos a partir de um inquérito estatístico global. O ciclo de condução Teste Harmonizado WLTP está dividido em quatro partes com velocidades médias diferentes: baixa, média, alta e muito alta. Cada uma delas contém uma variedade de fases de condução, como sejam paragens, aceleração, travagem, etc., que representam perfis de condução no dia-a-dia. Cada combinação motor/transmissão é testada com equipamento, tanto na sua versão mais económica como na versão mais completa.

Antecipando-se à oficialização do WLTP, a Opel começou a utilizar essa norma, tornando-se o primeiro fabricante alemão de automóveis a publicar voluntariamente os números dos consumos dos seus veículos obtidos de acordo com o novo ciclo WLTP, tendo lançado um sítio específico de Internet. O primeiro carro a ser medido foi o Astra, tanto na versão berlina como na carrinha, seguindo-se outros modelos ao longo do ano. A discrepância entre os valores obtidos através do NEDC e do WLTP é evidente, apresentando este dados muito mais consentâneos com a realidade, como se pode ver no quadro abaixo, referente às diferentes motorizações do Opel Astra de cinco portas. 

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