Fugas - Motores

  • Rui Gaudêncio
  • Rui Gaudêncio
  • Rui Gaudêncio
  • Rui Gaudêncio

Uma luxuosa e segura limusina

Por Carla B. Ribeiro

A grande limusina da Volvo está agora mais acessível, ao adoptar o bloco D4 e tracção dianteira, opções que colocam o preço do carro em pouco mais de 55 mil euros — sem extras, claro! Além disso, está mais segura do que nunca.

Audi A6, BMW Série 5, Mercedes Classe E. Estes são alguns dos concorrentes mais directos do novo S90. Por isso, e tendo em conta o facto de ser um nicho dominado sobretudo pela indústria alemã, a política do preço não é de desprezar. Para conseguir colocar o valor em linha — e até abaixo — dos seus pares, a Volvo optou por criar um modelo menos potente e com apenas tracção dianteira. O resultado não desilude: o S90 D4 FWD continua a ser um desinibido, confortável e seguro automóvel, em que quase nada é deixado ao acaso.

É, aliás, no capítulo da segurança que a Volvo se coloca cada vez mais na dianteira daquilo que é feito, procurando cumprir a premissa de que em 2020 não haverá acidentes mortais, nem sequer feridos graves, com os seus carros. E para isso a marca pretende explorar ao máximo o conceito da condução autónoma. E aqui consegue surpreender-nos quando subitamente percebemos que quem está a controlar não só a velocidade como os movimentos do carro é o próprio e não nós. O piloto automático adaptativo, que já tinha sido integrado no XC90, está agora mais desenvolto e pode ser usado a velocidades até 130 km/h. Além de assumir a distância do carro da frente como a sua guia, lê as faixas de rodagem e mantém a trajectória do veículo dentro destas. É, claro, necessário que os riscos estejam bem definidos, o que nas nossas estradas nem sempre acontece. E não é uma função permanente, desligando-se automaticamente e exigindo a atenção por parte de quem segue aos comandos. Mas, ainda assim, é um passo importante para colocar a condução autónoma ao serviço dos automobilistas.

Ainda no que diz respeito à segurança, o equipamento de série do nível Inscription inclui aviso de saída involuntária de faixa, ajuda de permanência na faixa de rodagem, alertas de colisão, assistente de distância segura em relação a outros carros, chassis dinâmico, sensores de estacionamento, cruise control adaptativo, distribuição electrónica da força da travagem ou reconhecimento dos sinais de trânsito. No caso da viatura ensaiada, cujo valor com extras ascendia a 76.623€, tínhamos ainda à nossa disposição a assistência em viagem Volvo On Call (1046€), o aviso de presença de viaturas no ângulo morto (615€) e suspensão Four-C (2030€).

Os extras, porém, não se esgotam na segurança e, neste caso, conseguiam tornar o carro ainda mais habitável: ar condicionado automático de quatro zonas (738€), vidros laterais laminados (923€), leitor de CD (111€), carplay (369€) e apoio lateral do banco eléctrico (431€). A isto, é importante juntar o equipamento que chega em pacote: Business Connect que, por 3997€, inclui premium sound, sistema de navegação, piloto de parqueamento e som de luxo Bowers and Wilkins; Winter Pack (369€), com bancos dianteiros e agulhetas do pára-brisas aquecidos; Light Pack (910€), com lava faróis, espelhos retrovisores exteriores e interior anti-encandeamento e faróis de LED High; Xenium Pack (4305€), com tecto de vidro elétrico, head up display, cortinas nos vidros traseiros, painel de bordo e painéis das portas com inserções em couro e câmara traseira; Versatily Pack (1205€), portão da bagageira eléctrico, tomada de 12V, rebatimento eléctrico dos bancos traseiros e entrada sem chave na mão. A cor azul mágico faz a conta subir 1027€ e as jantes em liga leve de 20’’ em 1845€.

Tudo somado, daria para adquirir outro carro. No entanto, sem todas estas mais-valias, a experiência de conduzir (ou de ser conduzido — porque não?) o S90 não seria a mesma. Assim que entramos percebemos que o luxo não é mera ostentação: a preocupação com a qualidade dos materiais e com a sua respectiva montagem é bem visível. Depois, há o espaço. Em abundância, refira-se. Seja para o condutor e navegador, seja para quem se senta no banco de trás — aliás, nestes até se consegue aproveitar melhor a viagem, de forma descontraída, e, se apetecer, de perna traçada: são 2941mm de distância entre-eixos. Na mala, de acesso fácil, arrumam-se 500 litros.

Seja qual for o traçado escolhido, este Volvo prima sempre pela estabilidade e pela forma como agarra a estrada como se fosse só dele. Para além disso, com uma potência de 190cv e um binário de 400 Nm disponível entre as 1750 e as 2500 rotações por minuto, não é difícil extrair dele algum divertimento. Certo é que, mesmo levando mais de oito segundos a atingir os 100 km/h, nas recuperações parece compensar. E se se der o caso de haver necessidade de uma ultrapassagem, o carro responde de forma eficaz. E, mais uma vez, segura.

A pensar no condutor

Assim que nos sentamos a bordo do Volvo S90, percebemos que foi tudo pensado em nós. Em nós e em qualquer um que assuma o volante. Os vários comandos estão estrategicamente colocados para que não se perca muito tempo à sua procura. A cereja é o ecrã táctil, a lembrar um tablet, no qual se podem gerir todas as funções do carro.

Espaçoso

Se à frente tudo parece pensado em função do condutor, nos bancos traseiros é quem se senta neles que mais ordena. O espaço abunda e até se pode reclinar as costas para seguir viagem mais confortável. Dada a configuração dos assentos, os dois ocupantes das pontas saem beneficiados em relação a quem tiver de se sentar a meio.

Para todo o serviço

Com os vários sistemas de condução à distância de um pequeníssimo botão, o carro mostra-se preparado para tudo: desde uma viagem longa em que se privilegie o conforto e os consumos até uma incursão por estradas sinuosas.

FICHA TÉCNICA

Mecânica

Cilindrada: 1969cc
Potência: 190cv às 4250 rpm
Binário: 400 Nm às 1750-2500 rpm
Cilindros: 4, em linha
Válvulas: 16
Alimentação: Gasóleo, injecção directa por rampa comum. Turbo de geometria variável. Intercooler
Tracção: Dianteira
Caixa: Automática com 8 velocidades
Suspensão: Paralelograma deformável com molas helicoidais à frente; paralelograma deformável e molas atrás
Direcção: Pinhão e cremalheira, com assistência eléctrica
Diâmetro de viragem: 11,8 metros entre passeios
Travões: Discos ventilados à frente; discos sólidos atrás

Dimensões

Comprimento: 4963mm
Largura: 1890mm
Altura: 1443mm
Distância entre eixos: 2941mm
Pneus: 245/45 R20
Capac. depósito: 55 litros
Capac. mala: 500 litros

Prestações

Veloc. máx.: 230 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 8,2s
Cons. misto: 4,4 litros/100 km
Emissões CO2: 116 g/km
Nível de emissões: Euro 6

Preço

56.703€ (viatura ensaiada, 76.623€)

--%>