Fugas - Motores

  • Nuno Ferreira Santos
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Potente, mas pouco selvagem

Agora, já confortáveis aos comandos, voltemos à estrada. É que até pode ser difícil aproximar a performance deste 2.3 Ecoboost ao V8 de 5.0, mas isso não quer dizer que o bloco de quatro cilindros em linha seja desanimador. Dizem os números oficiais que acelera dos 0 aos 100 km/h em 5,8 segundos, mais um segundo inteirinho que o irmão maior, mas ainda assim o suficiente para criar algum calafrio. Depois há a forma como se entrega às curvas — verdade: o Mustang já não é apenas dado às intermináveis rectas. Com motor dianteiro e tracção traseira, e consequente distribuição de peso mais uniforme, nota-se uma boa aderência de ambos os pneus dianteiro e traseiro em curva. Claro que não há bela sem senão. E, devido à mesma disposição, não é difícil perder o controlo do carro numa aceleração mais brusca em curva. Por isso, mesmo com este propulsor de “apenas” 317cv, o melhor é cuidar de se ter pezinhos de lã — independentemente de se seguir viagem com mais ou menos velocidade.

PORMENORES

Desportivo
Equipado com uma transmissão manual de seis velocidades, não é difícil explorar os 317cv que se entregam às 5500rpm. Não é difícil e é muito divertido, à medida que se vai trabalhando esta caixa de relações que se conseguem curtinhas. Bem ao gosto de um desportivo.

Dois-em-Um
O Mustang com a carroçaria Convertible é uma espécie de dois-em-um: de capota colocada revela-se um cavalo de respeito (ainda que não selvagem); rebaixada, mostra-se um pónei de passeio. A operação para esta transformação é fácil e rápida: em apenas alguns segundos destranca-se o manípulo e acciona-se o botão eléctrico.

Arrumado
Mesmo tendo em conta as várias funções espalhadas pelo tablier, o Mustang não é um carro difícil de se compreender. Uma grande ajuda nesse sentido são as funções bem distribuídas pelo volante. Basta usar uma ou duas vezes para se conseguir acertar no botão instintivamente e sem sequer espreitar.

BARÓMETRO

+ Insonorização da capota de lona, comportamento em curva, equipamento
Acesso aos lugares traseiros, ausência de deflector de vento 

FICHA TÉCNICA

Mecânica

Cilindrada: 2264cc
Potência: 317cv @ 5500rpm
Binário: 432 Nm @ 3000rpm
Cilindros: 4 em linha
Válvulas: 16
Combustível: Gasolina
Alimentação: Injecção directa, com Turbo e Intercooler
Transmissão: Manual, 6 velocidades
Suspensão: Independente, Tipo McPherson à frente; travessa deformável atrás
Direcção: Pinhão e cremalheira, com assistência eléctrica
Diâmetro de viragem: 12,2m, entre passeios
Travões: Discos ventilados à frente (352mm) e atrás (330mm)

Dimensões
Comprimento: 4784mm
Largura: 1916mm
Altura: 1394mm
Distância entre eixos: 2720mm
Peso: 1715kg
Capac. depósito: 59 litros
Capac. mala: 332 litros
Pneus: 255/40 R19, à frente e atrás

Prestações
Velocidade máxima: 234 km/h
Aceleração 0 a 100 km/h: 5,8s
Consumo ponderado: 8,2 l/100 km
Emissões de CO2: 184 g/km (Euro 6)

Preço: 52.886€ (viatura ensaiada, 56.851€, com Pack Personalização, que inclui jantes exclusivas de liga leve 19” em níquel brilhante, sistema de navegação com ecrã táctil de 8”, sistema de som premium Shaker Pro com 12 colunas, sistema
auxiliar de estacionamento atrás, estofos em couro premium cor ébano e bancos climatizados; alarme de perímetro e pintura metalizada Absolute Black). Entre o equipamento de série, faróis de Xenon HID, grelha frontal activa, afinação específica do chassis, câmara de visão traseira e Ford SYNC 2. 

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