Fugas - Motores

  • Rui Gaudêncio
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Até anda de rodas para o ar

No nível Prestige, o equipamento de série é extenso, incluindo, por exemplo, sensores de chuva, iluminação automática com faróis bixénon, climatizador bizona, assistência ao estacionamento com sensores dianteiros e traseiros, cruise control adaptativo ou aviso de saída de faixa de rodagem. Mas, como é habitual, os veículos que as marcas disponibilizam para ensaios vêm carregados de equipamento opcional e o F-Pace que conduzimos não fugiu à regra, com mordomias como tecto de abrir panorâmico, head-up display (projecção de informações no pára-brisas do carro), faróis em LED, bancos eléctricos, climatizador com quatro vias, etc., etc.. Não trazia, porém, uma opção muito curiosa: a Chave de Actividade (379,52€), uma pulseira à prova de água que substitui a chave/comando normal (podendo deixar-se esta última no porta-luvas do carro porque fica inactiva, quando se faz natação ou corrida).

Ao elegante visual exterior corresponde um interior de bom gosto, com materiais e acabamentos de qualidade premium, habitáculo espaçoso (a excepção é o lugar do meio atrás) e uma mala que é das maiores do seu segmento. A posição de condução é boa, a instrumentação completa e de fácil leitura e accionamento mas a visibilidade pelo óculo traseiro não é a melhor.

PORMENORES

Elegante e muito prático
O painel de instrumentos, que é composto por visores circulares digitais atrás do volante (que não impede a visão dos mesmos) e um enorme ecrã táctil central, não só confere um ar elegante e moderno ao interior do F-Pace, a condizer com a qualidade dos materiais e acabamentos utilizados no habitáculo, como integra uma instrumentação muito completa de fácil leitura e manuseamento intuitivo.

Adaptável a todos os estilos de condução
O Jaguar F-Pace proporciona condução para todos os gostos mesmo quando o asfalto se acaba. O botão circular do selector de velocidades (retrai-se quando o carro se desliga) oferece, além das usuais P (parque, com accionamento automático do travão eléctrico), R (marcha-atrás) e N (neutro), uma posição S, desportiva. Esta, conjugada com o modo de condução Dinâmico (bandeira de xadrez), faz do F-Pace um SUV desportivo. Os outros modos são Normal (ícone de um carro), Eco (económico e eficiente), All Surface Progress Control (todo-o-terreno) e possibilidade de desconectar o Controlo de Estabilidade.

Tecnologias de ponta
Já não é novidade — muitas marcas premium os usam —, mas os LED dos grupos ópticos com formato em “J” do F-Pace com iluminação adaptativa (opção, 1192€, aos faróis bixénon de série), bem como os LED das luzes diurnas e traseiras, além de reforçarem o visual distinto deste veículo, proporcionam uma boa visibilidade nocturna e são um exemplo das tecnologias de ponta utilizadas neste SUV.

FICHA TÉCNICA

Mecânica

Cilindrada: 1999cc

Potência: 180cv às 4000 rpm

Binário: 430 Nm às 1750-2500 rpm

Cilindros: 4 em linha

Válvulas: 16

Alimentação: Gasóleo, injecção directa por rampa comum. Turbo de geometria variável. Intercooler

Tracção: Integral

Caixa: Automática de conversor de binário com 8 relações

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