Fugas - Motores

“O carro português”

Por João Palma

A nova carrinha Megane Sport Tourer foi desenvolvida em simultâneo com a berlina mas com características próprias, muitas delas fruto de sugestões de concessionários em Portugal, pelo que os responsáveis da Renault lhe chamam “o carro português”.

Muitas carrinhas derivam de uma carroçaria “esticada” de berlina. Não é o caso da quarta geração da Megane Sport Tourer. Desenvolvida em paralelo com a berlina e partilhando com ela equipamento e motorizações, tem uma personalidade própria, muito influenciada por ideias apresentadas por concessionários, em particular portugueses, pelo que na sede da Renault, em França, a nova Megane ST, já à venda em Portugal, é apelidada de “o carro português”.

A berlina foi lançada em Janeiro deste ano, mas, por política de empresa, apesar de a carrinha já estar pronta, só agora é que está disponível no mercado português. Com estas duas carroçarias em conjunto, o objectivo da Renault é recuperar para o Megane o título que já foi seu em quatro anos deste século XXI: campeão de vendas no segmento C.

A nova Megane ST pode ter três propulsores a gasolina, de 100cv a 205cv, e quatro a gasóleo, de 90cv a 165cv — embora este último, exclusivo para o Megane Sport Tourer GT, não esteja disponível no lançamento, só vindo em Novembro. A transmissão é efectuada através de uma caixa manual de seis velocidades ou por uma caixa automática de dupla embraiagem de sete relações (de série na Megane ST GT a gasolina e em opção para a carrinha com motores de 130cv a gasolina) ou de seis relações com os propulsores a gasóleo (de série na Megane ST GT de 165cv e em opção para os motores de 110cv e 130cv). Para 2017, está prevista uma versão híbrida e ecológica, Hybrid Assist, com o propulsor diesel de 110cv e um motor eléctrico auxiliar, cujas emissões médias de CO2 serão 76/77 g/km.

Consoante as motorizações, há cinco níveis de equipamento: Zen, Intens, GT Line, Bose Edition e, para a versão desportiva, o GT. A Renault prevê que o grosso das vendas da Megane ST recaia nos motores de 110cv e 130cv a gasóleo e no nível GT Line. Os preços vão desde os 22.350€ da Megane ST com motor a gasolina Energy TCe de 100cv no nível Zen, até aos 36.100€ da Megane Sport Tourer GT com motor a gasóleo de 165cv e lançamento previsto para Novembro. A carrinha custa mais 1200€ que a berlina.

Com 4626mm de comprimento, 1814mm de largura e 1449mm de altura, a nova Megane Sport Tourer é 58mm mais baixa e 45mm mais comprida que a anterior Megane ST e 267mm mais comprida que a berlina. A mala mantém os mesmos 580 litros de capacidade (1695 litros com a segunda fila de bancos rebatidos) da Megane ST III. Adicionalmente, o banco do passageiro dianteiro pode ser rebatido, criando um espaço de carga para objectos até 2,7 metros de comprimento. A principal diferença reside no ganho em espaço para as pernas dos ocupantes dos bancos traseiros. A Renault afirma que, nessa vertente, a nova Megane ST é uma referência no segmento C.

Com um design inspirado no ADN da Renault Sport, mais evidente nos níveis GT Line, Bose e GT, a nova carrinha Megane tem um visual dinâmico e elegante, realçado pela moldura cromada das superfícies vidradas e pelas novas ópticas à frente e atrás, com iluminação automática em LED de série no GT e na Bose Edition e opcional nos níveis Intens e GT Line.

--%>