Fugas - Motores

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Suzuki Baleno 1.0T GLX

Por João Palma

Quem não tem cão caça com gato – é preciso é ter resultados. Para competir no segmento dos utilitários com marcas de nome e prestígio consolidados, a Suzuki apresenta um carro bem equipado, com bom motor, a um preço competitivo.

O novo utilitário da Suzuki, o Baleno, numa primeira impressão, não suscitará o mesmo entusiasmo e curiosidade que outros veículos já com o seu lugar reservado num segmento B muito competitivo e recheado de boas propostas. Porém, o Baleno que conduzimos, com um motor 1.0 turbo tricilíndrico e nível de equipamento superior, GLX, pelo visual apelativo, desempenho, espaço que oferece para passageiros e bagagem e uma interessante relação preço/equipamento, merece mais que um simples olhar.

O Suzuki Baleno tem 5 portas e 5 lugares. Os preços começam nos 13.414€ da versão com motor 1.2 atmosférico a gasolina de 90cv e nível de equipamento GL. O veículo que nos disponibilizaram trazia um motor 1.0 turbo da nova geração de propulsores tricilíndricos de 111cv acoplado a uma caixa manual de 5 velocidades e nível superior de equipamento, GLX. Beneficiando de um desconto directo de 2033€, comum a toda a gama, custa 16.019€. Se se utilizar a campanha de financiamento da marca, há ainda 1000€ de redução adicional, pelo que o preço final pode ser 15.019€. Também está disponível uma automática de conversor de binário com 6 relações (1577€).

De volta ao carro que ensaiámos, o que é que compramos por 15.000€? Para começar, algo que é comum em marcas generalistas, um veículo pronto a conduzir, sem necessitar de equipamento opcional. Por isso, o valor apresentado na Ficha Técnica é o preço-base para esta versão. O único extra que adquiriríamos, por 199€, seria um pneu sobresselente para substituir o nada recomendável kit de “reparação” de pneus.

Por fora, o Suzuki Baleno tem um visual dinâmico e elegante, em especial à frente, com linhas desportivas. Por dentro, predominam os plásticos duros, mas os acabamentos e ajustes são correctos, não se notando ruídos parasitas. Os 4,0m de comprimento, 1,75m de largura e 1,47m de altura estão bem aproveitados no interior com um habitáculo espaçoso, com destaque para os lugares traseiros. A mala, com 355 litros (756 litros com os bancos traseiros rebatidos) também é uma referência no que toca à capacidade; de contornos regulares, o único senão é o bordo alto que pode dificultar cargas e descargas.

O equipamento de série, GLX, é bastante completo no que se refere ao conforto e vida a bordo: painel de instrumentos com computador de bordo num visor de 4,2’’ a cores, ecrã táctil de 7’’ do sistema multimédia e de navegação, câmara de estacionamento traseiro, comandos no volante em pele, ar condicionado automático, vidros eléctricos e atrás escurecidos, faróis de xénon, luzes de dia LED, faróis de nevoeiro, sensor de luz, arranque por botão, jantes de liga leve de 16’’, etc., etc.

No capítulo da segurança, face aos critérios mais exigentes em vigor em 2016 do Euro NCAP, esta versão do Suzuki Baleno, obteve 4 num máximo de 5 estrelas, com 85% na protecção dos adultos, 73% na das crianças, 65% nos peões e 43% nos dispositivos auxiliares de segurança. Nos três primeiros parâmetros, o Baleno superou o exigido, mas nos dispositivos auxiliares de segurança ficou aquém e por isso não obteve as 5 estrelas. Note-se, porém, que no nível GLX, o Baleno inclui limitador/regulador de velocidade adaptativo (controla a distância para o carro da frente), um sistema denominado Travagem de Emergência Autónoma (avisa o condutor em caso de perigo de colisão e, em última instância, acciona os travões para evitar/minimizar o impacto), bem como sistema de monitorização da pressão dos pneus.

Em termos de mecânica e performances, o Baleno está construído sobre uma nova plataforma da Suzuki, mais leve e mais rígida, com o veículo a pesar 950kg. O motor 1.0 turbo a gasolina (que a Suzuki denomina BoosterJet) tem um comportamento dinâmico e potência disponível a baixas rotações, com boas performances nos arranques e recuperações, pelo que não é necessário recorrer com frequência à bem escalonada caixa manual de 5 velocidades, de fácil e suave accionamento. A cereja no topo são os consumos: num percurso variado, que incluiu alguns engarrafamentos e sem cuidados especiais na condução, mesmo sem sistema Start/Stop, obtivemos uma agradável média de 5,2 l/100km.

O posto de condução é bom, com boa visibilidade e o número de botões é reduzido, o que, em conjunto com o ecrã táctil multifunções, simplifica a vida de quem se senta atrás do volante. Para o conforto em viagem, contribui ainda uma suspensão que proporciona comodidade aos ocupantes sem comprometer a estabilidade, bem como o muito baixo nível de ruído de funcionamento do motor. A direcção, porém, não é muito directa, levando algum tempo a reagir às manobras do volante.

Pormenores

Poupado e despachado

O comportamento do motor tricilíndrico 1.0 turbo a gasolina é uma agradável surpresa. Funcionamento suave, com resposta pronta a baixas rotações e facilidade nas recuperações, não requerendo muito trabalho com a caixa. Além disso é muito frugal: num percurso variado obtivemos uma média de 5,2 l/100km.

Simples e completo

Predominam os plásticos duros no tablier, consola, forros das portas e da mala. No entanto, os acabamentos e ajustes são correctos, não havendo ruídos parasitas. O painel de instrumentos – ecrã central táctil de 7’’ (com câmara traseira) e visores LCD a cores atrás do volante – é bastante completo, de fácil leitura e de accionamento intuitivo.

Espaçoso atrás

Mesmo quem seja grande não tem problemas em viajar nos bancos traseiros – o Suzuki Baleno, sendo um utilitário, oferece mais espaço que alguns veículos de maiores dimensões de segmentos superiores. A mala também é ampla, embora tenha um bordo alto. Pena é que sob o fundo se encontre um kit de “reparação” de pneus.

Ficha técnica

Mecânica

Cilindrada: 998cc
Potência: 111cv @ 5500rpm
Binário: 170 Nm @ 2000-3500rpm
Cilindros: 3 em linha
Válvulas: 12
Alimentação: Gasolina, injecção directa. Turbo. Intercooler
Tracção: Dianteira
Caixa: Manual com 5 velocidades
Sistema Start/Stop: Não
Suspensão: Estrutura MacPherson, barra estabilizadora e molas helicoidais à frente; barra de torção e molas helicoidais atrás
Direcção: Pinhão e cremalheira, com assistência eléctrica
Diâmetro de viragem: 9,8m entre passeios
Travões: Discos ventilados à frente; discos sólidos atrás

Dimensões

Comprimento: 3995mm
Largura: 1745mm
Altura: 1470mm
Distância entre eixos: 2520mm
Peso: 950kg
Pneus: 185/65 R16 (kit de reparação de pneus)
Capac. depósito: 37 litros
Capac. mala: 355 litros (756 litros com segunda fila de bancos rebatida)

Prestações*

Veloc. máx.: 200 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 11,4s
Cons. misto: 4,4 litros/100 km
Emissões CO2: 103 g/km
Nível de emissões: Euro 6

Preço

15.019€ (beneficiando de campanhas de desconto valor de 3033€)

*Dados do construtor

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