Fugas - Motores

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Suzuki Baleno 1.0T GLX

Por João Palma

Quem não tem cão caça com gato – é preciso é ter resultados. Para competir no segmento dos utilitários com marcas de nome e prestígio consolidados, a Suzuki apresenta um carro bem equipado, com bom motor, a um preço competitivo.

O novo utilitário da Suzuki, o Baleno, numa primeira impressão, não suscitará o mesmo entusiasmo e curiosidade que outros veículos já com o seu lugar reservado num segmento B muito competitivo e recheado de boas propostas. Porém, o Baleno que conduzimos, com um motor 1.0 turbo tricilíndrico e nível de equipamento superior, GLX, pelo visual apelativo, desempenho, espaço que oferece para passageiros e bagagem e uma interessante relação preço/equipamento, merece mais que um simples olhar.

O Suzuki Baleno tem 5 portas e 5 lugares. Os preços começam nos 13.414€ da versão com motor 1.2 atmosférico a gasolina de 90cv e nível de equipamento GL. O veículo que nos disponibilizaram trazia um motor 1.0 turbo da nova geração de propulsores tricilíndricos de 111cv acoplado a uma caixa manual de 5 velocidades e nível superior de equipamento, GLX. Beneficiando de um desconto directo de 2033€, comum a toda a gama, custa 16.019€. Se se utilizar a campanha de financiamento da marca, há ainda 1000€ de redução adicional, pelo que o preço final pode ser 15.019€. Também está disponível uma automática de conversor de binário com 6 relações (1577€).

De volta ao carro que ensaiámos, o que é que compramos por 15.000€? Para começar, algo que é comum em marcas generalistas, um veículo pronto a conduzir, sem necessitar de equipamento opcional. Por isso, o valor apresentado na Ficha Técnica é o preço-base para esta versão. O único extra que adquiriríamos, por 199€, seria um pneu sobresselente para substituir o nada recomendável kit de “reparação” de pneus.

Por fora, o Suzuki Baleno tem um visual dinâmico e elegante, em especial à frente, com linhas desportivas. Por dentro, predominam os plásticos duros, mas os acabamentos e ajustes são correctos, não se notando ruídos parasitas. Os 4,0m de comprimento, 1,75m de largura e 1,47m de altura estão bem aproveitados no interior com um habitáculo espaçoso, com destaque para os lugares traseiros. A mala, com 355 litros (756 litros com os bancos traseiros rebatidos) também é uma referência no que toca à capacidade; de contornos regulares, o único senão é o bordo alto que pode dificultar cargas e descargas.

O equipamento de série, GLX, é bastante completo no que se refere ao conforto e vida a bordo: painel de instrumentos com computador de bordo num visor de 4,2’’ a cores, ecrã táctil de 7’’ do sistema multimédia e de navegação, câmara de estacionamento traseiro, comandos no volante em pele, ar condicionado automático, vidros eléctricos e atrás escurecidos, faróis de xénon, luzes de dia LED, faróis de nevoeiro, sensor de luz, arranque por botão, jantes de liga leve de 16’’, etc., etc.

No capítulo da segurança, face aos critérios mais exigentes em vigor em 2016 do Euro NCAP, esta versão do Suzuki Baleno, obteve 4 num máximo de 5 estrelas, com 85% na protecção dos adultos, 73% na das crianças, 65% nos peões e 43% nos dispositivos auxiliares de segurança. Nos três primeiros parâmetros, o Baleno superou o exigido, mas nos dispositivos auxiliares de segurança ficou aquém e por isso não obteve as 5 estrelas. Note-se, porém, que no nível GLX, o Baleno inclui limitador/regulador de velocidade adaptativo (controla a distância para o carro da frente), um sistema denominado Travagem de Emergência Autónoma (avisa o condutor em caso de perigo de colisão e, em última instância, acciona os travões para evitar/minimizar o impacto), bem como sistema de monitorização da pressão dos pneus.

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