Ao volante, o motor 2.2 TDCi com 160cv não se nega a praticamente nada — excepto talvez na poupança de combustível, mesmo tendo em conta o facto de chegar com sistema Start&Stop, e é difícil conseguir registar os valores anunciados pela marca de 6,5 l/100 km (andámos sempre entre os oito e os nove litros). Com tracção integral e caixa manual de seis velocidades, esta Ranger pode ser configurada para reagir como um 4x2 ou como um 4x4. Por traçados mais difíceis, o sistema de baixas permite aproveitar mais binário (o máximo é de 385 Nm entre as 1500 e as 2500rpm) a uma menor rotação do motor.
Nesta aventura, porém, há algo a reter: os seus 5362mm de comprimento, nada fáceis de estacionar.
BARÓMETRO
+ Qualidade de acabamentos e materiais, segurança, desenvoltura do motor
- Consumos reais vs. anunciados, dificuldade em encontrar espaço de estacionamento em cidade
FICHA TÉCNICA
Cilindrada: 2198cc
Potência: 160cv às 3700 rpm
Binário: 385 Nm às 1500-2500 rpm
Cilindros: 4 em linha
Válvulas: 16
Alimentação: Gasóleo, injecção directa por rampa comum. Turbo de geometria variável. Intercooler
Tracção: Integral
Caixa: Manual de 6 velocidades
Sistema Start/Stop: Sim
Suspensão: Paralelogramo deformável, à frente; eixo rígido e molas
Direcção: Pinhão e cremalheira, com assistência eléctrica
Diâmetro de viragem: 12,4m entre passeios
Travões: Discos ventilados à frente; tambor atrás
Dimensões
Comprimento: 5362mm
Largura: 1860mm
Altura: 1815mm
Distância entre eixos: 3220mm
Peso: 2177kg
Pneus: 255/70 R17
Capac. depósito: 80 litros
Prestações*
Ângulo de entrada: 28º
Ângulo de saída: 28º
Ângulo ventral: 25º
Altura livre ao solo: 232mm
Altura de vadeação: 800mm
Veloc. máx.: 175 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 11,8s
Cons. misto: 6,5 litros/100 km
Emissões CO2: 171 g/km
Nível de emissões: Euro 6
*Dados do construtor
Preço: 41.950€
Viatura ensaiada, 44.716€, valor que inclui entre os extras o já mencionado Pack Driver Plus, além de câmara de visão traseira; sensores de estacionamento (à frente e atrás); pack Off-road (protecção do motor e da caixa de transferência, protecção do depósito de combustível e bloqueio do diferencial traseiro); Ford SYNC 2 com sistema de navegação e Ford MyKey; e pintura metalizada)