Fugas - Motores

Um SUV injustiçado

Por João Palma

O Mokka é o terceiro modelo mais vendido da Opel na Europa. Em Portugal é apenas o sétimo. Motivo: uma legislação absurda e ultrapassada que remete um veículo seguro, de peso e de dimensões contidas, para a classe 2 nas portagens.

A A segunda geração do SUV compacto da Opel, a ser lan- çada em meados de Outubro, é designada por Mokka X. Este veículo de 5 portas e 5 lugares estará disponível com dois motores da nova geração da Opel: 1.4 turbo a gasolina nas versões de 140cv e 152cv e 1.6 CDTI diesel de 136cv. Há ainda uma variante FlexFuel (gasolina/GPL) do 1.4 turbo de 140cv. Os preços começam nos 25.320€.

O Mokka pode ter tracção dianteira ou integral e a transmissão pode ser manual com 6 velocidades ou automática de conversor de binário com 6 relações. A variante de 152cv do motor 1.4 turbo só vem com caixa automática e tracção integral. Já o FlexFuel apenas terá caixa manual e tracção dianteira.

Para além disso, esta 2.ª geração do Mokka tem um novo visual e mais equipamento, com destaque para os sistemas de infoentretenimento, conectividade e de iluminação, existindo duas linhas disponíveis: Innovation e Black Line. 

Com mais de 600.000 unidades vendidas desde o seu lançamento em 2012, o SUV compacto é um sucesso, em especial na Europa, onde, na gama de veículos da Opel ocupa o terceiro lugar, só superado pelo Corsa e pelo Astra. Em Portugal, porém, está em sétimo. A razão para este insucesso no mercado português é só uma: face à legislação portuguesa, por exceder em menos de 2cm a altura de 1,10m do capot ao solo, é considerado classe 2 nas portagens.

Infelizmente, o Mokka X, um veículo com 4,28m de comprimento, 1,66m de altura e 1,78m de largura, pesando apenas 1500kg, deverá ter a mesma sorte que o seu antecessor, por não haver alteração na sua altura ao solo. Algumas marcas, com veículos em idênticas circunstâncias, alteram a suspensão e/ou a medida dos pneus para contornar a legislação. “Portugal tem um regime de portagens totalmente desajustado da realidade actual da indústria automóvel. Faz tábua rasa de políticas ambientais e de segurança, e está em total desalinhamento com os regulamentos aplicados nos restantes países da União Europeia”, considerou o director de Comunicação da GM Portugal, Miguel Tomé. Por isso, a Opel portuguesa recusa usar aquele expediente. É que a maior altura do capot não se deve a motivos de estética, mas sim a razões de segurança relacionadas com uma maior protecção dos peões em caso de colisão. Depois, qualquer alteração iria afectar a estabilidade do carro com consequências no comportamento e na segurança geral.

Em 2012, o Mokka obteve o máximo de cinco estrelas nos testes de segurança do Euro NCAP, com 96% de protecção dos ocupantes adultos, 90% das crianças, 67% dos peões e 100% nos dispositivos auxiliares de segurança. Para o novo Mokka X, com melhorias face ao anterior, a Opel aspira a conseguir a mesma classificação face aos parâmetros mais exigentes de 2016.

Neste subsegmento B de SUV compactos, o gasóleo predomina, mas o Mokka X FlexFuel é uma proposta muito interessante: embora o consumo médio de GPL seja superior, o seu preço por litro é metade do do gasóleo. Para além do preço, despesas de manutenção e revisões, os custos de utilização também são inferiores. A tracção integral (mais 2600€), com diferencial multidisco e distribuição automática do binário (de 100:0 a 50:50), é nova e só pesa 65kg.

O Opel Mokka X tem novo visual, em especial na dianteira, com pára-choques, grelha e ópticas distintas. O sistema AFL (iluminação dianteira adaptativa) com faróis LED e 9 funções é dos mais avançados, sendo uma referência no segmento. No interior, a qualidade dos materiais e dos acabamentos é melhor, os bancos são ergonómicos e o painel de instrumentos sofreu profundas alterações, resultando numa leitura mais simples.

Como todos os novos modelos da Opel, o Mokka está bem conectado, e muitas das funções do sistema de infoentretenimento Intellilink e de navegação podem ser controladas a partir do ecrã táctil central. A câmara dianteira Opel Eye alarga o leque de funções, com comutação automática médios/máximos, reconhecimento de sinais de trânsito, alerta de saída da faixa de rodagem, alerta de distância para o carro da frente e aviso de colisão. Destaque para o sistema Opel OnStar, de assistência personalizada e de apoio permanente ao condutor.

--%>