Continua a ser um crossover compacto, com soluções simples mas inovadoras, conjugando design e funcionalidade. Exemplo disso são os Airbumps, painéis de plástico com almofadas de ar nas portas e pára-choques que protegem o carro de pequenos toques tão comuns no dia-a-dia. Mas nesta edição especial, baptizada de Rip Curl, a empresa australiana fabricante de surfwear, e repleta de elementos decorativos alusivos à mesma, pretende-se reforçar o “espírito aventureiro” do modelo.
Não à toa, a Citroën optou por integrar neste modelo o sistema Grip Control, que, ao imprimir mudanças na aderência das rodas dianteiras, permite levar o carro para fora do asfalto. Não se trata de uma tracção integral, obviamente, mas o Grip Control, com os seus cinco modos de aderência de rodas (Standard, Areia, TT, Neve e ESP Off), consegue transformar o pequeno crossover numa caixinha de surpresas, revelando um comportamento muito interessante em qualquer tipo de traçado. A apoiar o sistema, o Cactus Rip Curl chega de série com pneus Goodyear específicos para Mud & Snow.
Experimentámos em areia e o sistema permite a derrapagem simultânea das duas rodas motrizes dianteiras, o que se traduz na progressão em pisos soltos e na segurança de não se ficar atascado a qualquer altura. Logo, prova superada.
Equipado com o propulsor a gasolina 1.2 PureTech de 110cv, com sistema Start&Stop e caixa manual de cinco velocidades, o carro mostra-se extremamente despachado, dando até a sensação de se estar a conduzir uma viatura com mais potência, algo que não deve ser dissociado do facto de chegar com um binário mázximo de 205 Nm, totalmente disponível logo às 1500rpm. Refira-se ainda que, mesmo não se negando ao pé no acelerador, consegue ser parcimonioso nos consumos. A média oficial em circuito misto é de 4,7 l/100km e o nosso registo não ficou muito longe desse número.
Quanto a equipamento de série, o Rip Curl integra os elementos que se podem encontrar no nível Shine: ajuda ao estacionamento, ar condicionado automático, sensores de chuva e luz, tejadilho panorâmico... Mas junta-lhe elementos muito próprios: caso do adesivo Rip Curl específico nos pilares traseiros e no guarda-lamas dianteiro, dos elementos de protecção da carroçaria à frente e atrás em cinzento alumínio, das barras de tejadilho e conchas dos retrovisores em branco, dos cintos de segurança específicos ou nos risos dos altifalantes na cor laranja e tapetes adicionais com pespontos na mesma cor.
Para a carroçaria, há cinco tons disponíveis: verde azeitona, preto obsidian, vermelho aden, cinzento alumínio e branco pérola. Já os Airbumps chegam de série em preto, podendo optar-se por outras três cores, como um extra: dune, chocolate e cinzento.
Pelo interior, além dos detalhes a laranja já mencionados, os estofos dos bancos podem ser brancos, de série, ou um misto cabedal/tecico a preto. É verdade que continuam a predominar os plásticos duros, mas nada que choque, até porque a montagem parece ter tido em conta a redução de barulhos parasitas. Além do mais o visual é agradável, com linhas puras inspiradas em malas de viagem, dois ecrãs, um atrás do volante e outro, táctil de 7’’, ao centro do tablier, com comandos simples e poucos botões.
Ao nível da segurança, o C4 Cactus obteve em 2014 quatro estrelas entre um máximo de cinco nos testes do Euro NCAP, o organismo independente que avalia a segurança dos veículos automóveis comercializados na Europa, com 82% na segurança dos ocupantes adultos, 79% na das crianças, 80% na dos pedestres e 56% na segurança fornecida pelos dispositivos auxiliares.
A série especial aventureira e desportiva Rip Curl, com bloco a gasolina, vende-se desde 22.000€.
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Edição especial do "crossover" feita a pensar no divertimento