A maior diferença na edição de 2016 passou pela escolha de uma versão específica e não de uma gama completa. Tal foi conseguido após uma abrangente redefinição de critérios no que diz respeito à avaliação, aproximando-se assim a iniciativa das necessidades dos utilizadores, que “compram um carro pela versão e não pela gama”, além de colocar as marcas com gamas menos compostas em igualdade de oportunidades com outras.
Assim, os 16 modelos que lutam pelo título são Audi Q2 1.6 TDI Sport, Citroën C3 Puretech 110 S&S Shine, Hyundai Ioniq Hybrid Tech, Hyundai Tucson 1.7 CRDi Premium, Kia Sportage 1.7 CRDi TX, Kia Optima Sportwagon 1.7 CRDi GT Line, Mazda3 CS Skyactiv-D 1.5 Excellence HT Navi Pack Leather, Mitsubishi Outlander PHEV, Peugeot 3008 Allure 1.6 BlueHdi 120cv EAT6, Renault Mégane Berlina Energy dci 130 GT Line, Renault Mégane Sport Tourer Energy dci 130 GT Line, Seat Ateca 1.6 TDI CR Style S&S 115cv, Volkswagen Passat Variant GTE, Volkswagen Tiguan 2.0 TDI 150cv Highline e Volvo V90 D4 190cv Geartronic.
Para além da análise individual aos 16 concorrentes, serão seleccionados os vencedores das cinco classes que farão parte desta edição: Citadino, Carrinha, Familiar, Crossover e Ecológico do Ano.
No Citadino do Ano concorrem Hyundai i20 1.0 TGDi Comfort + Pack Look e Citroën C3 Pure Tech 110 S&S Shine, enquanto o Familiar do Ano é disputado entre o Mazda3 CS Skyactiv-D 1.5 Excellence HT Navi Pack Leather e o Renault Mégane Berlina Energy dci 130 GT Line.
Para Carrinha do Ano, contam-se o Kia Optima Sportwagon 1.7 CRDi GT Line, o Renault Mégane Sport Tourer Energy dci 130 GT Line e Volvo V90 D4 190cv Geartronic.
Os concorrentes a Crossover do Ano são Audi Q2 1.6 TDI 116 Sport, Hyundai i20 Active 1.0 TGDi Blue Comfort, Hyundai Tucson 1.7 CRDi Premium, Kia Sportage 1.7 CRDi TX, Peugeot 3008 Allure 1.6 BlueHdi 120cv EAT6, Seat Ateca 1.6 TDI CR Style S&S 115cv e Volkswagen Tiguan 2.0 TDI 150cv Highline.
Ao prémio de Ecológico do Ano concorrem Hyundai Ionic Electric Tech, Hyundai Ionic Hybrid Tech, Mitsubishi Outlander PHEV e Volkswagen Passat Variant GTE.
Nesta edição, como aconteceu há um ano, o boletim de voto e o peso dos itens em análise estão repensados para que se torne mais fácil comunicá-los quer às marcas concorrentes quer ao público em geral. Foi também a pensar na facilidade de comunicação que, além da divulgação nos meios tradicionais, o troféu irá manter a aposta nos meios digitais e nas redes sociais, voltando a promover o Prémio Escolha do Público.
As inscrições para o Essilor Carro do Ano encerraram a 1 de Outubro, sendo que o período de testes dinâmicos estende-se até 31 de Dezembro — pelo meio, está previsto um roadshow que reunirá todos os inscritos no Carro do Ano.
Os sete finalistas serão seleccionados em Janeiro e no mês seguinte serão conhecidos os vencedores — quer do troféu maior quer dos diversos prémios que distinguem os melhores modelos em cada segmento.
A iniciativa, promovida pelo semanário Expresso e pelo canal televisivo SIC Notícias, mantém este ano o formato de júri que inclui membros permanentes e convidados, numa busca pela pluralidade de opiniões. Assim, há 16 membros permanentes e dois convidados — para a edição de 2017 foram incluídos o site Automonitor e a revista Exame Informática. Já o meio Razão Automóvel, que há um ano integrou o júri como convidado, passa a membro permanente. O restante júri permanente é composto pela revista especializada Carros e Motores, pelos desportivos A Bola, O Jogo e Record, pelos generalistas Correio da Manhã, Diário de Notícias, Expresso, Jornal de Notícias e PÚBLICO, pelo económico Jornal de Negócios, pelas revistas Visão e Revista do ACP, as rádios Renascença/RFM e TSF e pelo canal televisivo SIC/SIC Notícias.