Fugas - Motores

Fábio Augusto

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Um elefante preparado para marajás

Há dois modos de condução, Eco e Power, mas mesmo neste último não se esperem arranques fulgurantes. A altura e configuração da Hilux também requer alguma atenção em curva. No entanto, a potência está disponível logo a baixas rotações — este “bicho” pode ser algo lento a arrancar mas depois tem força para trepar escarpas íngremes.

A suspensão dianteira é de duplo A (double wishbone, em inglês), mas atrás a Toyota não abdica do eixo rígido com molas de lâminas que permitem suportar melhor as irregularidades do terreno. Ainda assim, a suspensão desta pick-up proporciona um conforto muito aceitável para os seus ocupantes. No exterior, o visual robusto é amenizado pelos degraus em alumínio, bem como retrovisores, grelha dianteira e pára-choques traseiro cromados.

No capítulo da segurança, a nova Hilux teve duas classificações nos testes de 2016 do Euro NCAP: com equipamento standard, apenas três estrelas, com 85% na protecção de ocupantes adultos, 82% na protecção de crianças, 73% nos peões e 25% nos dispositivos auxiliares de segurança. Porém, com o pacote de segurança Toyota Safety Sense, disponível nas versões de lazer, a pick-up obteve o máximo de cinco estrelas, com 93% nos adultos, 82% nas crianças, 83% nos peões e 63% nos dispositivos auxiliares de segurança.

FICHA TÉCNICA

Motor: 4 cil., 16v, 2393cc, gasóleo
Potência: 150cv às 3400 rpm
Binário: 400 Nm às 1600-2000 rpm
Transmissão: Caixa manual de 6 velocidades
Tracção: Integral
Ângulo de entrada: 31,0º
Ângulo de saída: 26,0º
Ângulo ventral: 42,1º
Altura livre ao solo: 293mm
Veloc. máxima: 170 km/h
Aceleração 0/100 km/h: 13,23s
Consumo médio: 7,0 l/100 km
Emissões CO2: 185 g/km
Norma de emissões: Euro 6
Preço: 39.000€ (veículo ensaiado, 42.580€)

* Dados do construtor

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