Fugas - Motores

DR

Continuação: página 2 de 2

Entrevista: “2020: ano um da revolução eléctrica na Volkswagen”

Tendo a Volkswagen uma tradição no fabrico de motores diesel, porquê a opção por um propulsor a gasolina em vez de um a gasóleo para complementar a motorização eléctrica?

Para além de razões políticas e ambientais (emissão de partículas, etc.), os motores a gasolina são menos custosos no fabrico e na manutenção. Além disso, como têm uma temperatura de funcionamento mais baixa, a intermutação entre os motores de combustão e eléctrico é mais fácil e rápida, com vantagens para o funcionamento do veículo.

Qual a razão de os Golf GTE e Passat GTE, com todos os benefícios fiscais, custarem mais quase 10.000€ que os veículos equivalentes com motores diesel? Há marcas que têm preços quase iguais para o mesmo modelo, seja ele híbrido plug-in ou com motor a gasóleo…

Nós somos representantes, mas discutimos preços com a casa-mãe tentando obter as melhores condições. A verdade é que, apesar das vantagens fiscais, a tecnologia plug-in ainda é cara. Agora, se há marcas que praticam uma política de esmagamento de preços isso é com elas. Ainda assim, para as empresas, a aquisição de um plug-in traz mais vantagens que um veículo equivalente a gasóleo. E, claro, com o inevitável aumento de produção, os custos irão baixar.

--%>