Fugas - Motores

  • Fábio Augusto
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O segundo elo da cadeia

Muito bem equipado, este GTE destaca-se ainda pela qualidade dos acabamentos e dos materiais usados, que são de nível premium. Mais que as performances, ao nível das conseguidas pelas mais potentes versões diesel, este híbrido plug-in destaca-se pela suavidade e conforto que proporciona aos seus ocupantes em deslocações longas. O arranque é sempre em modo eléctrico e, sendo o Passat GTE um estradista por excelência, também tem características de citadino, graças à sua capacidade de se deslocar por várias dezenas de quilómetros sem recorrer ao motor de combustão.

PORMENORES

Económico em pequenos percursos

Com a bateria carregada, o Passat GTE pode percorrer até 50km em modo 100% eléctrico — o suficiente para a condução no dia-a-dia de cerca de 90% dos automobilistas. Em percursos mais longos, ou quando se quer andar mais depressa, há o modo GTE, que privilegia as performances, utilizando primordialmente o motor de combustão e poupando a carga da bateria (inclusive carregando-a por inércia e por energia de travagem). Há ainda um modo Battery Charge, que carrega a bateria com o motor a gasolina, penalizando os consumos.

Onde guardar carteira, telemóvel, etc.?

Não há carros perfeitos — há sempre uma serpente no paraíso. No Passat GTE, para além da inexistência de pneu sobresselente, substituído por um ineficiente kit de “reparação” de pneus, nota-se a falta de compartimentos no habitáculo (em especial à frente) para guardar pequenos objectos, como telemóvel, carteira, etc.

Sofisticação tecnológica

Num carro sofisticado tecnologicamente, a instrumentação também teria de estar à altura — ela é toda digital. Acresce que o veículo que nos disponibilizaram trazia o opcional (456€) Active Info Display, que, num ecrã atrás do volante exibe informações sobre o estado do automóvel, a carga da bateria, o trajecto carregado no sistema de navegação, etc., etc.

FICHA TÉCNICA

Mecânica

Motor de combustão: 4 cil., 16v, 1395cc, gasolina
Potência: 156cv às 5000-6000 rpm
Binário máximo: 250 Nm às 1500-3500 rpm
Motor eléctrico: Síncrono de magneto permanente
Potência: 116cv
Binário: 330 Nm
Bateria: Iões de lítio 9,9 kWh
Tempo de carga: 2h30m AC 3,6 kW/4h15m AC 2,3 kW
Potência total combinada: 218cv
Tracção: Dianteira
Transmissão: Automática DSG de embraiagem dupla e 6 relações
Suspensão: Tipo MacPherson, molas helicoidais e barra estabilizadora à frente; paralelogramo deformável, molas helicoidais e barra estabilizadora atrás
Direcção: Pinhão e cremalheira, com assistência eléctrica
Diâmetro de viragem: 11,7 metros entre paredes
Travões: Discos ventilados à frente; discos sólidos atrás

Dimensões

Comprimento: 4767mm
Largura: 1832mm
Altura: 1456mm
Distância entre eixos: 2786mm
Peso: 1722kg
Pneus: 235/45 R18 (kit de reparação de pneus)
Capac. depósito: 50 litros
Capac. mala: 402 litros (968 litros com bancos traseiros rebatidos)

Prestações

Veloc. máxima: 225 km/h (130 km/h em modo 100% eléctrico)
Aceleração 0/100 km/h: 7,4s
Consumo médio: 1,7 l/100 km
Emissões de CO2: 39 g/km
Norma de emissões: Euro 6

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