Fugas - Motores

  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR

Multimedia

Mais

Ver mais

Mudar alguma coisa para que tudo fique na mesma

Por João Palma

O Leon, o modelo mais vendido da Seat, vai ser renovado, antecipando-se aos seus pares do grupo Volkswagen. Às qualidades que o tornaram um sucesso, acrescenta novos motores diesel e gasolina, melhorias no visual e nos equipamentos.

A terceira geração do Leon, o modelo do segmento C da Seat, será alvo de uma renovação em Janeiro de 2017 que abrangerá todas as carroçarias: três portas, cinco portas, carrinha e a variante crossover X-Perience da carrinha. Entre as várias heranças do SUV Ateca, o Leon recebe dois motores, 1.6 TDI diesel e 1.0 TSI a gasolina, ambos de 115cv. Aos três níveis de equipamento existentes, Reference, Style e FR, adiciona um novo, Xcellence. Os preços começam nos 23.084€ do Leon, três portas, 1.0 TSI, Reference.

Se em 2013 foi o Golf que se antecipou aos outros veículos congéneres do grupo Volkswagen no lançamento de uma nova geração, agora, quando se trata de renovar, o Seat Leon toma a dianteira face a Skoda Octavia e Volkswagen Golf. As alterações não são muitas – são mais pequenos retoques numa boa obra.

Tanto por fora como por dentro, o Leon recebe muitas das novidades estreadas no SUV Ateca. Na carroçaria, foram redesenhados os pára-choques, o capot, bem como os grupos ópticos, com faróis, piscas, luzes do dia e farolins traseiros em LED nos níveis superiores de equipamento. Três novas cores e novas jantes completam o ramalhete.

No interior, as mudanças são mais evidentes, com destaque para o novo ecrã táctil central de 8’’ (nos níveis superiores de equipamento), menos botões de comando, um espaço ao centro da consola central onde se podem pousar smartphones para carregar por indução e a substituição do travão de mão manual por travão eléctrico comandado por botão. A consola e o tablier também foram redesenhados. A insonorização foi melhorada.

Para Portugal, estão disponíveis duas motorizações a gasolina, 1.0 TSI de 115cv e 1.4 TSI de 140cv, e três a gasóleo, 1.6 TDI de 115cv, 2.0 TDI de 150cv e 2.0 TDI de 184cv. Destaque para o pequeno motor tricilíndrico a gasolina de 999cc de 115cv, estreado na marca pelo Ateca, acoplado uma caixa manual de seis velocidades, com força e performances muito interessantes: uma opção a considerar para quem não faça muitos quilómetros anuais, até por custar menos 2800€ que o diesel equivalente 1.6 TDI de 115cv e não ficar atrás nos desempenhos.

Mas num país onde o gasóleo ainda é rei (em especial nos segmentos C e superiores), será no Leon 1.6 TDI que a Seat aposta. Este propulsor, estreado no Ateca, teve um aumento de potência de 110cv para 115cv. Porém, curiosamente, enquanto no Ateca a caixa manual é de seis velocidades, no Leon ela é apenas de cinco velocidades. Está ainda disponível a caixa automática DSG de dupla embraiagem nas variantes de seis ou sete relações, consoante os motores que servem. Todas as versões têm tracção dianteira, com excepção do Leon X-Perience 2.0 TDI de 150cv (39.266€), que dispõe de tracção integral.

Os níveis de equipamento são: Reference (apenas no 1.0 TSI), Style (1.0 TSI e 1.6 TDI de 115cv), FR (1.4 TSI de 150cv, 2.0 TDI de 150cv e 184cv) e um novo, Xcellence, com o mesmo preço do FR, mas menos desportivo e com mais enfoque no conforto e na tecnologia. A Seat prevê que o nível Style seja o que vá colher as preferências, tanto com o propulsor 1.6 TDI (27.759€) como o 1.0 TSI (24.643€).

--%>