Mesmo no nível de entrada, Dynamic, o Zafira já vem bem equipado, não necessitando de qualquer extra para estar pronto a fazer-se à estrada. No topo da gama, o OPC Line inclui (quase) tudo o que se possa pensar e desejar. Da vasta lista de equipamento de série, destaque para o sistema Opel OnStar de informação, entretenimento, assistência permanente ao condutor e conectividade, que é uma referência no sector automóvel, mesmo considerando equipamentos similares de marcas premium. O sistema de iluminação dianteira adaptativa (AFL) com faróis e luzes diurnas LED também é dos mais completos do mercado. Sensores de luz e de cuva, de estacionamento dianteiro e traseiro (que, somados à câmara opcional de visão traseira, tornam muito fáceis o estacionamento e manobras em cidade, apesar do tamanho do Zafira) ou auxílio ao arranque em subida são também de série.
O espaçoso interior, dotado de bons materiais e cuidado nos acabamentos, torna-se mais luminoso graças ao enorme pára-brisas panorâmico (cuja superfície vidrada pode ser reduzida em dias de muito calor, graças a um tejadilho amovível). Por fim, a Opel ouviu as queixas e críticas de utilizadores e empresa especializada, reduzindo drasticamente a profusão de botões na instrumentação, que agora é quase toda accionada no bem posicionado ecrã táctil central.
Em suma, quem deseje um monovolume de luxo de uma marca premium só tem que pegar neste Zafira e mudar-lhe o emblema.
FICHA TÉCNICA*
Motor: 1956cc, 4 cil., 16 válv.
Potência: 170cv às 3750rpm
Binário: 400 Nm às 1750-2500 rpm
Transmissão: Manual, 6 velocidades
Tracção: Dianteira
Veloc. máxima: 208 km/h
Aceleração 0 a 100 km/h: 9,8s
Consumo médio: 5,2 l/100km
Emissões de CO2: 137 g/km
Norma de emissões: Euro 6
Preço: 37.920€ (veículo ensaiado, 41.810€)