A aposta nos veículos eléctricos e na condução autónoma, isto é, carros circularem sem intervenção humana, veio para ficar. Agora foi a vez de a Ford anunciar que irá apresentar até 2020 sete de um total de 13 novos veículos eléctricos, neles se incluindo versões híbridas do superdesportivo Mustang, da pick-up F-150 e do comercial ligeiro Transit Custom. A isto se irá juntar um novo SUV 100% eléctrico com perto de 500km de autonomia e dois novos veículos eléctricos para a polícia.
Não é preciso recuar muito tempo para lembrar as opiniões de especialistas do sector automóvel que consideravam os veículos eléctricos quase um brinquedo com aplicação prática limitada, tanto pelo preço, como pela autonomia reduzida, como ainda pelo tempo de recarregamento das baterias. E condução autónoma, isso só em filmes de ficção científica.
Pois bem, a condução autónoma já é tecnicamente viável, faltando apenas adequar a legislação e a rede viária para ser uma realidade (e isso está muito mais próximo do que se pensa). Quanto aos veículos eléctricos, a autonomia de novos modelos é três (ou mais) vezes superior à dos modelos comercializados há apenas dois ou três anos e o preço tem vindo a baixar constantemente – uma evolução comparável à ocorrida com os telemóveis.
Todos os principais fabricantes já têm ou terão em breve carros eléctricos e autónomos.
No caso da Ford, anuncia-se um investimento de 665 milhões de euros na sua fábrica de Flat Rock nos EUA, para criar uma unidade de produção de veículos eléctricos e veículos autónomos, além do desenvolvimento de tenologias de carregamento sem fios das baterias dos carros eléctricos, para tornar essa operação “tão fácil como estacionar”.
Este investimento é a ponta de um icebergue de cerca de 4275 milhões de euros a nível global para o desenvolvimento e fabrico de veículos eléctricos. Mais em pormenor, os 7 veículos eléctricos globais que serão a guarda avançada deste projecto são:
- Um pequeno SUV 100% eléctrico, a chegar em 2020, com autonomia estimada em pelo menos 482km, para comercialização na América do Norte, Europa e Ásia.
- Um veículo autónomo de grande volume concebido para serviços de transporte partilhado a apresentar em 2021, inicialmente nos EUA.
- Uma versão híbrida da pick-up F-150, disponível a partir de 2020 na América do Norte no Médio Oriente.
- Uma versão híbrida do superdesportivo Mustang com a potência de um motor V8 e ainda mais binário a baixo regime, cujo lançamento está previsto nos EUA em 2020.
- Uma variante híbrida plug-in do comercial ligeiro Ford Transit Custom a lançar na Europa em 2019.
- Dois novos veículos policiais de perseguição. Essas viaturas híbridas, dotadas de todo o equipamento específico para as suas funções, serão produzidas em Chicago (EUA).
No que toca ao tempo de carregamento das baterias, um dos principais pontos negativos apontados aos veículos eléctricos, existe um memorando de entendimento entre vários fabricantes europeus, em que a Ford está incluída para a criação de uma rede europeia de carregamento ultra-rápido. Para já, serão 400 postos deste tipo espalhados pela Europa, os primeiros de milhares de pontos de alta potência a instalar até 2020.
Para além disso, a Ford, tal como outros fabricantes, está a estudar e testar uma tecnologia de carregamento sem fios, que torne a recarga das baterias, mesmo em paragens de curta duração, algo tão simples como estacionar, de modo a que os condutores nunca se esqueçam de recarregar os seus veículos.