No habitáculo, cabem quatro pessoas à vontade, com a quinta, no lugar do meio atrás, a viajar um pouco mais apertada. A mala tem 360 litros de capacidade (1250 litros com a segunda fila de bancos rebatida), o que não será uma referência no que se refere a carrinhas. Em compensação, as suas dimensões permitem-lhe circular e estacionar com mais facilidade que uma típica carrinha.
A instrumentação, similar à dos outros Mini, é de fácil leitura e accionamento. Fácil é também a possibilidade de se obter uma boa e confortável posição de condução, independentemente do tamanho de quem se senta atrás do volante. A qualidade dos materiais e acabamentos está de acordo com o que se exige de um veículo premium.
A marca anuncia 4,8 l/100km de média oficial de consumos para este modelo. Em cerca de 500km de um percurso variado que incluiu estrada, auto-estrada, cidade com alguns engarrafamentos, utilizando maioritariamente o modo de condução Green, mas sem preocupações especiais de poupança de combustível, obtivemos uma média de 6,4 l/100km, o que, considerando peso, dimensões e potência do Cooper SD Clubman All4 2.0 190cv que conduzimos, se afigura razoável.
Menos razoável poderá ser o preço, mas, como é costume dizer-se, “galinha gorda por pouco dinheiro, não há.” O que há, sim, são outros Mini mais acessíveis (mas também menos potentes e menos bem equipados).