Entre os candidatos ao título maior, há a registar um citadino (Citroën), três carrinhas (Kia, Renault e Volvo - curiosamente, o pleno dos modelos inscritos para o prémio da classe), dois crossover (Peugeot e Seat) e um híbrido (Hyundai).
Os restantes oito modelos, entretanto afastados da corrida ao título de Carro do Ano, uma iniciativa do semanário Expresso e do canal SIC Notícias, poderão ainda dar cartas com as versões com as quais concorrem às respectivas classes: Citadino, Familiar, Carrinha, Crossover e Ecológico.
No Citadino do Ano, concorrem Hyundai i20 1.0 TGDi Comfort + Pack Look e Citroën C3 Pure Tech 110 S&S Shine. Já o troféu para o Familiar do Ano é disputado num duelo entre o Mazda3 CS Skyactiv-D 1.5 Excellence HT Navi Pack Leather e o Renault Mégane Berlina Energy dci 130 GT Line. Para Carrinha do Ano, contam-se Kia Optima Sportwagon 1.7 CRDi GT Line, Renault Mégane Sport Tourer Energy dci 130 GT Line e Volvo V90 D4 190cv Geartronic. Os concorrentes a Crossover do Ano são Audi Q2 1.6 TDI 116 Sport, Hyundai i20 Active 1.0 TGDi Blue Comfort, Hyundai Tucson 1.7 CRDi Premium, Kia Sportage 1.7 CRDi TX, Peugeot 3008 Allure 1.6 BlueHdi 120cv EAT6, Seat Ateca 1.6 TDI CR Style S&S 115cv e Volkswagen Tiguan 2.0 TDI 150cv Highline. Ao prémio de Ecológico do Ano concorrem Hyundai Ioniq Hybrid Tech, Mitsubishi Outlander PHEV e Volkswagen Passat Variant GTE.
Há ainda outra corrida, que acaba de arrancar, e na qual partem todos em pé de igualdade. Tal como aconteceu na última edição, em 2017 será atribuído o Prémio do Público, numa votação que decorre online.
No caso dos prémios atribuídos pelo júri, a última votação decorre a 3 de Fevereiro, estando a festa de entrega dos troféus prevista para o fim do mesmo mês. Paralelamente, e à semelhança do que aconteceu no ano passado, o júri atribuirá ainda os Prémios Inovação e Tecnologia.
A iniciativa mantém este ano o formato de júri que inclui membros permanentes e convidados, numa busca pela pluralidade de opiniões. Assim, há 16 membros permanentes e dois convidados — para a edição de 2017 foram incluídos o site Automonitor e a revista Exame Informática. O júri permanente é composto pela revista especializada Carros e Motores, pelos desportivos A Bola, O Jogo e Record, pelos generalistas Correio da Manhã, Diário de Notícias, Expresso, Jornal de Notícias e PÚBLICO, pelo económico Jornal de Negócios, pelas revistas Visão e Revista do ACP, as rádios Renascença/RFM e TSF e pelo canal televisivo SIC/SIC Notícias.