Fugas - Motores

Continuação: página 3 de 3

Retrato dos sete magníficos que lutam pelo título nacional

 

Ateca, o elegante

O primeiro SUV construído de raiz da Seat (já existiam derivados de berlinas como o Leon X-perience) foi buscar o nome a uma pequena aldeia na província de Saragoça, mas as suas ambições não se coadunam à origem da sua designação. Afinal, a Seat pretende tornar o Ateca o seu terceiro pilar, em conjunto com o Ibiza e o Leon.

Com o 1.6 TDI Style S/S 115cv, versão que submeteu a concurso, a marca espanhola do grupo Volkswagen pretende garantir um compromisso entre peso, espaço e conforto para uma condução em qualquer tipo de piso. Nesta versão 4x2, a mala oferece arrumação para 510 litros e, pelo habitáculo, nota-se a vontade de criar espaço suficiente para uma utilização familiar.

Ao nível das prestações, este Ateca não desilude quer na performance quer nos consumos. Tirando partido de um binário de 250 Nm, constante por uma ampla faixa de rotação (1500-3250), o carro mostra-se suficientemente expedito para fazer face a uma utilização estradista. No equipamento, surge bem apetrechado: sensores de luz, chuva e de estacionamento traseiro, luzes de nevoeiro, barras de tejadilho, volante multifunções em pele e climatização bizona. Entre as ajudas à condução, radar e travagem automática Front Assist, Hill Hold e cruise control.

 

V90, a luxuosa

Entrar numa V90 é como chegar a um novo mundo: bonito e requintado. Mas a carrinha da Volvo não se limita a ser luxuosa. É também espaçosa, bem desenhada e tecnologicamente muito interessante, com destaque para o Pilot Assist, que faz uma abordagem ao futuro da condução autónoma.

O propulsor da versão a concurso é o bloco diesel 2.0 litros com 190cv e um binário máximo de 400 Nm. Toda esta potência e força são geridas por uma eficiente caixa automática Geartronic de oito velocidades.

Quanto ao equipamento, esta V90 Inscription inclui climatização bizona, sistema sem chave, painel de instrumentos digital de 12”, estofos em couro nappa, bancos dianteiros eléctricos com apoio lombar ajustável, faróis LED, cruise control adaptativo, sensores de chuva e de estacionamento, assistente de faixa de rodagem e um sistema áudio High Performance.

 

--%>