Fugas - Motores

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Um Kadjar exclusivo para Portugal

Além de seguro, o Renault Kadjar está bem equipado nos dois níveis de equipamento, no que toca ao conforto e vida a bordo. A lista de opcionais é reduzida com preços acessíveis. Mesmo no nível de entrada, XMOD, o Kadjar oferece ecrã táctil de 7’’ com sistema de infoentretenimento R-Link 2 que inclui navegação e conexão Bluetooth, reconhecimento dos sinais de trânsito, travão electrónico, auxílio ao arranque em subida, aviso de saída involuntária de faixa, cruise control, jantes de 17’’ com pneus aptos para asfalto e terra, luzes de dia LED, sensores de chuva e de luminosidade, vidros traseiros escurecidos, etc., etc.

Com tudo isto, causa espanto este SUV não incluir de série uns simples sensores de estacionamento. É certo que, em opção, os sensores de estacionamento dianteiros e traseiros custam apenas 160€ (incluindo câmara de visão traseira, 360€), mas, com tantos luxos técnicos, num veículo com estas dimensões eles não virem incluídos de base é algo que escapa ao nosso entender.

Para além de um visual atraente, reforçado pela assinatura LED das luzes de dia, o Renault Kadjar no nível XMOD é um SUV verdadeiro – dispondo de Grip Control (controlo de tracção) com modos de condução seleccionáveis através de um botão situado não consola central e de pneus específicos, é mais que uma berlina com maior altura ao solo, sendo capaz de incursões fora de estrada em terrenos de média/baixa dificuldade. Isto é, pode fazer mais do que subir passeios.

Mas não só, além de convidar à aventura também incentiva à economia de consumos, em especial no modo de condução Eco, com o ramo que apresenta mais ou menos folhas no visor do velocímetro consoante o tipo de condução e o painel Eco 2 no ecrã táctil central, onde se apresenta uma avaliação da eficiência na gestão da poupança de combustível.

Há um bom casamento entre motor, caixa de transmissões manual de seis velocidades e o veículo. O Kadjar não é um desportivo, mas reage bem nas recuperações, acelerações e ultrapassagens e, em particular no modo Eco 2 (o que utilizámos preferencialmente), é bastante económico — em 200km de um percurso variado, obtivemos uma boa média de 5,0 l/100km. O posto de condução é bom, com visibilidade, e este SUV revela-se muito equilibrado, o que se nota em curva, com pouco balanceio da carroçaria (a que não serão estranhas as afinações e suspensões exclusivas desta variante).

O interior, onde se nota cuidado nos materiais usados e nos acabamentos, é espaçoso para os cinco ocupantes e a mala, com fundo duplo e 527 litros, é ampla. Sob a mala, no veículo que conduzimos, alojava-se uma roda sobresselente de emergência, um opcional muito recomendável, em particular para um veículo com aptidões para circular fora de estrada, valendo bem os 70€ que custa.

Serve para mais que subir passeios
A grande maioria dos actuais SUV/crossovers são berlinas com maior altura ao solo, servindo para pouco mais que subir passeios. O Kadjar, na versão XMOD, dispõe de Grip Control, sistema de tracção com 3 modos (Estrada, Fora de Estrada e Expert) seleccionados através de um botão na consola central. Além disso vem equipado com pneus Mud+Snow (Lama+Neve) e o veículo que conduzimos trazia uma roda sobresselente de emergência (opção, 70€). Assim, apesar de só ter tracção dianteira, está preparado para algumas incursões fora de estrada.

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