Ninguém imaginava em 2007, quando o Qashqai foi lançado, o sucesso que este misto de berlina e SUV iria obter. Nem sequer os responsáveis da Nissan, que, nas perspectivas mais optimistas, apontavam para volumes de vendas três vezes inferiores ao que se haveria de verificar. Além disso, a excelente recepção do modelo levou a que outras marcas tenham decidido produzir modelos similares. Ainda assim, apesar de este subsegmento ter visto nascer mais de uma dezena de concorrentes directos, o Qashqai mantém o primeiro lugar nas vendas, quer na Europa quer em Portugal.
Actualmente a preparar-se para uma terceira geração (a segunda já data de 2014), a Nissan não quis deixar de marcar os 10 anos do seu já icónico modelo em branco e preparou uma edição especial da qual, a Portugal, chegarão 200 unidades a partir de 24.225€. Para a diferenciar, esta versão chega equipada capas de retrovisores e frisos dos pára-choques em carbon look, além do logótipo dos dez anos inserido tanto na lateral, abaixo dos retrovisores, como nos protectores de entrada. No interior, há uma placa numerada da série em causa, um detalhe que também foi incluído na chave, entregue numa caixa especial. Entre outros equipamentos, este Qashqai chega com o Safety Shield Pack, câmara de visão 360º, assentos em alcântara, tecto panorâmico e barras de tejadilho.
As celebrações, porém, alargam-se à restante gama. No caso do Juke, há duas edições especiais e limitadas. O N-Vision, lançado em Janeiro com cem unidades destinadas ao mercado luso, apresenta-se, desde 18.300€, no caso do bloco a gasolina 1.2 DIG, com NissanConnect, câmara de 360º, bancos em alcântara e jantes em liga leve de 18”. A mesma edição com o propulsor diesel 1.5 dCi custa desde 21.580€. Ainda para o Juke será lançada, em Abril, uma Black Edition (150 unidades destinadas ao mercado português), em que se destacam as jantes negras ou os pedais cromados, mas que se salienta por outra coisa: a inclusão da tecnologia de som Focal concebida especificamente para este modelo.
Para o X-Trail, a marca inaugura o novo motor turbodiesel de 2.0 litros e 177cv, com um binário máximo de 380Nm, com uma distribuição regular ao longo de todo o intervalo de rotações. Também em estreia, a opção da caixa de velocidades automática Nissan Xtronic CVT, de variação contínua, em conjunto com a transmissão de tracção às quatro rodas. Esta configuração junta-se às opções de uma caixa manual de seis velocidades e uma solução com tracção a duas rodas (esta apenas disponível com caixa Xtronic). O X-Trail 4x2 é oferecido desde 42.350€; o 4x4, desde 43.550€ (a caixa automática inflacciona o preço em 2250 euros).