Fugas - Motores

Continuação: página 2 de 2

Evolução por fora, revolução por dentro

Mas é nos sistemas de conectividade, MMI (interface homem-máquina) e de assistência ao condutor que se verificam as maiores novidades, com mais um passo rumo à futura condução autónoma (sem intervenção humana). Dotado de vários radares, sensores e câmaras, o A5 Sportback quase dispensa condutor. Um pormenor — até estacionado e parado, ao tentar abrir uma porta para sair, se houver um obstáculo ou veículo em movimento próximo, luzes avisadoras previnem os ocupantes. No que se refere à conectividade, para além de carregar por indução e ligar um smartphone ao sistema do carro, são muitas as funções disponíveis no veículo, através do portal myAudi ou por aplicações via smartphone (abrir, fechar veículo à distância, localizá-lo, ligar a climatização, etc.)

Ainda no âmbito da condução autónoma, no final deste ano o novo A8 virá classificado no nível 3, o mais alto de todos os veículos à venda — é uma questão de tempo (de legislação, adaptação das vias e inter-relação com outros veículos circulantes) para serem uma realidade carros que circulem sem necessitar de condutor. Há um projecto conjunto da Audi, BMW e Daimler em fase muito adiantada.

 

--%>