A gasóleo começamos com o conhecido 1.6 TDI, com duas declinações: 90cv, com caixa de cinco velocidades, e 115cv, com caixa de seis relações. O 2.0 TDI de 150cv e o potente 2.0 TDI RS de 184cv têm ambos caixa de seis velocidades. Em algumas motorizações há ainda a possibilidade de escolher a caixa automática de dupla embraiagem DSG de seis velocidades.
Existem cinco versões com níveis de equipamento diferentes: Active, Ambition, Style, RS e Scout (4x4). Os preços começam nos 21.399€ (1.0 TSI 115cv) e terminam nos 42.164€ (2.0 150cv 4x4 Scout). A caixa automática DSG está disponível por mais 2800 euros no motor 1.5 TSI de 150cv e nos propulsores 1.6 TDI de 115cv e 2.0 de 150 e 180cv. Já o 2.0 TSI RS chega apenas servido por uma DSG.
Espaço, tecnologia e design. São três prerrogativas do construtor checo. Os engenheiros da Skoda são conhecidos por inventar espaço onde ele aparentemente não existe. Desde o pequeno Citigo ao grandalhão Kodiaq, a mais recente tecnologia está presente onde realmente é necessária. E acabem-se de vez — excepto para alguns resingões — os comentários que alegam que o interior é “espartano” ou a “imagem de marca” ainda não é a melhor. Josef Kaban desenhou linhas pensadas ao pormenor. Não acrescentou rabiscos e apêndices. Desenhou com paixão e isso faz toda a diferença. Este novo Octavia é um tributo a Kaban.