Fugas - Motores

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Salão de Genebra 2017: os carros que nos fazem sonhar


O motor 6.0 V12 biturbo, com 630 cv e 1000 Nm, está acoplado a uma caixa automática de sete relações. Tem uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em cerca de cinco segundos e uma velocidade máxima limitada a 180 km/h (a Mercedes diz que poderia atingir os 240 km/h), mas onde se distingue é nas suas excepcionais aptidões fora de estrada. Com uma altura ao solo de 450mm, pedras, buracos, rios, pântanos ou areia não são obstáculos para este elefante digno de marajás, cuja produção está limitada a 99 unidades.

Fittipaldi EF7
Longe vão os tempos em que o brasileiro Emerson Fittipaldi (n. 1946) nos punha todos a sonhar pela forma como abraçava o asfalto e que o levou a sagrar-se campeão de Fórmula 1 em 1972 e 1974, tendo ainda amealhado títulos na Fórmula Indy (1989) e nas 500 Milhas de Indianápolis (1989 e 1993). Mas o facto de estar longe das corridas não significa que o brasileiro tenha perdido o faro para a velocidade. Prova disso é este Fittipaldi EF7 Vision Gran Turismo by Pininfarina que reúne as ideias do piloto à engenharia alemã da HWA e ao design italiano do atelier Pininfarina.


O superdesportivo, de corpo em fibra de carbono, será uma edição limitada servida por um bloco de oito cilindros dispostos em "V" a debitar 592cv. Mas o que promete ser realmente surpreendente é a experiência de condução apurada pelos conhecimentos recolhidos ao longo dos anos nas pistas de corridas por Fittipaldi. Para quem conduzir este automóvel do outro mundo só mesmo em sonhos, há uma oportunidade para testar a sua potência. O carro vai fazer parte da série de jogos Gran Turismo da PlayStation.

Italdesign Automobili Speciali Zerouno 
Uma produção ultralimitada de apenas cinco unidades, todas prontas antes do fim do ano e com destinos traçados (a comercialização de qualquer uma delas já está tratada). O modelo, que se baseia no Huracan da Lamborghini, é apresentado pela Italdesign, cuja maioria de capital está nas mãos do Grupo Volkswagen através da Lamborghini.


O Italdesign Automobili Speciali assenta numa plataforma modular, construída em fibra de carbono e alumínio, sendo a carroçaria feita integralmente em fibra de carbono. Com mais 400mm de comprimento que o Huracan e mais 50mm de largura, promete ser uma experiência de aerodinâmica do outro mundo. O motor que dá vida a esta besta é um 5.2 litros aspirado, de dez cilindros em "V", e os números avançados são de pasmar: acelera dos 0 aos 100 km/h em 3,2 segundos, atingindo uma velocidade máxima de 330 km/h.

Mojave
Ao mesmo tempo que Genebra é porto seguro para revelar os carros que acabam de entrar — ou que irão começar muito em breve — em ciclo de produção em série, também é o espaço ideal para exibir as ideias que poderão apontar um caminho futuro. Por isso não é de espantar que surjam protótipos de pôr a cabeça a andar à roda. É o caso do Mojave, um roadster cujo nome, inspirado no deserto norte-americano, nada tem a ver com as suas características mais apontadas a circuitos bem asfaltados.


Concebido pelos estudantes da École Espera Sbarro e com o veterano Franco Sbarro à cabeça do projecto, este descapotável exibe um bloco de 4.0 litros alimentado a gasolina com capacidade para desenvolver uma potência equivalente a 290cv, geridos por uma transmissão manual de cinco relações, e de tracção traseira. Esteticamente, o carro distingue-se pela posição dos eixos que quase parecem saltar fora da carroçaria, pelos traços rectilíneos e por uma mínima distância ao solo.

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