Fugas - Motores

Os carros não se medem aos palmos

Por João Palma

Há cada vez mais SUV, mas não há muitos mini SUV. O pequeno Suzuki Ignis, para além de habitabilidade excepcional para o subsegmento, pode ser híbrido e tem algumas aptidões para fora de estrada, com uma variante com tracção 4x4.

“É giro, despachado, pequenino mas bem aproveitado por dentro e até pode sair fora do asfalto.” Estas são as primeiras impressões causadas pelo mini SUV Suzuki Ignis, que será posto à venda no próximo dia 1 de Abril. A tradição da Suzuki no fabrico de mini SUV remonta a 1970, com o LJ10 numa linha que inclui o Jimny (1981) e o Vitara (1988). O Ignis, que herda o nome e as características de um modelo de 1999, vem com um motor 1.2 a gasolina de 90cv e pode ter uma variante híbrida ou tracção 4x4.

Os preços começam nos 15.075€ com tracção dianteira e nível de equipamento de entrada (GLE), mas todas as versões beneficiam de um desconto de lançamento de 2033€ a que se podem somar 1000€ de uma campanha de financiamento, pelo que a versão mais acessível pode ficar por 12.042€. Há ainda a particularidade de haver uma variante híbrida, denominada SHVS, em que um pequeno motor eléctrico de 3cv, alimentado por uma bateria de iões de lítio, auxilia o motor de combustão e recupera energia, melhorando ligeiramente as performances e reduzindo os consumos. Só disponível no nível superior, GLX, a variante híbrida custa mais 455€ que a só com o motor a gasolina.

O sistema é idêntico ao usado no utilitário Baleno, com o qual o Ignis partilha a plataforma. Do mesmo modo, a transmissão pode ser manual de cinco velocidades ou, na versão 4x2 só com motor a gasolina e no nível GLX, manual pilotada (mais 915€).

Este pequeno SUV, inserido no segmento A (o dos citadinos), não serve só para subir passeios — sendo um animal urbano, também pode ser um bicho de mato. Para isso contribui uma altura ao solo de 180mm, referência no subsegmento, que lhe permite circular em pistas de baixa/média dificuldade. Essas qualidades são reforçadas na versão com tracção integral Allgrip (distribuição automática da força motriz pelos eixos traseiro e dianteiro até 50%/50%), que dispõe de controlo de descida de declives e Grip Control, um dispositivo para melhorar a capacidade de tracção. O Ignis 1.2 GLE com caixa manual e tracção 4x4 custa 16.668€, mas com os descontos de campanha e financiamento fica por um preço imbatível de 13.655€.

Com visual típico de SUV, que se torna mais atractivo nos modelos com dois tons, spoiler traseiro e, no caso do 4x4, protecções laterais, este pequeno veículo mede 3700mm de comprimento, 1690mm de largura, 1595mm de altura e tem 2435mm de distância entre eixos. Graças ao seu tamanho reduzido e a um diâmetro de viragem entre passeios de 9,4m, despacha-se muito bem em ruelas estreitas. A posição alta de condução proporciona boa visibilidade e os 90cv do motor, aliados a um peso reduzido (de 810kg a 905kg) e a uma direcção directa, fazem com que este carrinho se despache bem. Como não há bela sem senão, sendo leve e alto, é algo sensível a ventos laterais

O interior está bem aproveitado, com bom espaço para os quatro ocupantes e uma mala com 260 a 373 litros, graças ao deslizamento em 165mm dos dois bancos traseiros reclináveis (1100 litros com estes rebatidos). O ambiente interior prova que com materiais de baixo custo se pode obter um resultado agradável.

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