Fugas - Motores

CUbE: minibus sem condutor

CUbE: minibus sem condutor DR

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Continental TechShow 2017: o futuro em movimento

Outro tipo de carregamento proposto pela Continental é por indução – o carro é dirigido por meio de um localizador e posicionado sobre uma placa que, sem fios, carrega a bateria do veículo mais rapidamente e sem cabos. Estará disponível em 2021.

Diesel: de vilão a bom da fita

O gasóleo é visto hoje em dia como o combustível mais poluente devido à emissão de partículas. Por isso, muitos fabricantes estão a privilegiar os motores a gasolina e a legislação sobre as emissões de partículas de óxido de azoto (NOx) dos motores a gasóleo está cada vez mais apertada: o limite em vigor para carros novos é de 80mg/km. Pois bem, a Continental acaba de apresentar um sistema híbrido com bateria de 48 volts que reduz em 60% essas emissões nos veículos diesel (para além de reduzir os consumos em 2%), tornando-os dez vezes mais eficientes que os actuais. Um catalisador pré-aquecido faz parte do sistema (os actuais catalisadores só entram em acção entre 5 a 10km depois do arranque, pelo que, em percursos curtos nunca funcionam). Num protótipo, num percurso em pista feito por jornalistas a média de emissões de NOx foi 30 mg/km e houve quem conseguisse só emitir 12 mg/km. Como os consumos do gasóleo são inferiores aos da gasolina, o diesel volta a ser vantajoso e menos poluente. Este sistema de pré-aquecimento do catalisador também é aplicável aos motores a gasolina. Um sistema de propulsão híbrido leve de 48 volts da Continental, associado a um motor diesel 1.6, usado no novo Renault Scénic híbrido, já em comercialização, permite reduzir as emissões de CO2 para 92 g/km, menos 8 gramas que o modelo equipado com um motor diesel equivalente.

Outras novidades

Estas são algumas das muitas novidades apresentadas no Continental TechShow 2017, mas houve muitas mais. Entre elas, destaque para um sistema áudio que usa as superfícies interiores do veículo para difundir o som com maior qualidade, dispensando altifalantes e poupando na cablagem e no peso dos reprodutores áudio, uma redução de 90% no volume e peso. Outras são novos materiais de pele sintética e substituição da borracha nos 40 metros de tubagem dos carros por material mais leve e resistente, sensores de nova geração, conjunto de novas jantes e pneus com os travões integrados nos pneus, etc. A Continental também leva a cabo uma campanha, Vision Zero, para reduzir e, em última análise, eliminar os acidentes rodoviários.

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