Fugas - notícias

Nelson Garrido

Baixa de Lisboa sem veículos (tão) poluentes

Por Público

Os veículos sem catalisador vão deixar de poder circular na Avenida da Liberdade e na Baixa de Lisboa a partir de 4 de Julho. Esta restrição (que não atinge transportes públicos e permite outras excepções) deverá ser alargada a toda a cidade no início de 2012 e poderá permitir reduzir as emissões poluentes em cerca de 50 por cento na zona.

Entre a Rua Alexandre Herculano e a Praça do Comércio vai nascer a primeira zona de emissões reduzidas (ZER) da capital portuguesa, onde os veículos anteriores a Julho de 1992 (com excepção daqueles cujos proprietários tenham entretanto instalado um catalisador, que filtra os gases tóxicos) não poderão deslocar-se. Excepção feitas aos dias úteis entre as 20h00 e as 08h00 e aos fins-de-semana. De fora dessa restrição ficam transportes públicos, veículos de emergência, carros históricos certificados, bem como veículos de pessoas com mobilidade reduzida e de moradores na zona em causa.

No início de 2012 a intenção é que os condicionamentos se alarguem a toda a cidade, à excepção de alguns eixos de atravessamento como a Segunda Circular e de vias como as avenidas de Brasília e do Infante D. Henrique. Os moradores poderão circular sem restrições, mesmo que os seus veículos sejam anteriores a Julho de 1992.

PÚBLICO

--%>