Os praticantes de skate têm mais um parque dedicado à modalidade em Lisboa. O Skate Parque Rock in Rio foi inaugurado esta quarta-feira, integrado no Parque Urbano do Vale de Chelas, na freguesia de Marvila. O parque tem 2000 metros quadrados e está preparado para acolher competições nacionais e internacionais.
A construção deste equipamento foi subsidiada pelas contrapartidas da realização do Rock in Rio-Lisboa em 2014, no parque da Bela Vista, cujo valor não foi divulgado.
O parque tem condições para a prática de skate, BMX (bicicleta) e inline (patins em linha). Segundo a autarquia, tem uma zona de bowl"s (conhecidos como "piscinas"), uma street plaza inspirada nas praças públicas com corrimões, bancos e rampas, e uma zona com dimensões adequadas à realização de competições de skate e skate street, com rampas, quarter pipese inclines.
O Skate Parque Rock in Rio junta-se a outros três já existentes em Lisboa. Um está instalado no Parque Florestal de Monsanto, outro na zona do Corredor Verde de Monsanto (junto ao Campus de Campolide da Universidade Nova) e um terceiro no Parque das Nações, no chamado Terreiro dos Radicais, nos jardins situados por baixo da Ponte Vasco da Gama.
O equipamento agora inaugurado fica integrado nos 16 hectares do Parque Urbano do Vale de Chelas, que compreende um parque hortícola, com perto de 200 hortas. Este espaço, que foi alvo de requalificação por parte da autarquia, está "praticamente terminado", segundo o assessor de imprensa do vereador municipal dos Espaços Verdes, José Sá Fernandes.
De acordo com a mesma fonte, os cerca de cem hortelãos que já estavam instalados no terreno antes da intervenção municipal estão a reocupar os talhões. Está também em curso a atribuição de perto de uma centena de talhões de cultivo, na sequência do concurso lançado pela autarquia.