As vendas de veículos ligeiros de passageiros cresceram pelo quarto mês consecutivo na ordem dos dois dígitos percentuais, ao aumentarem em Setembro 15,9% em relação ao período homólogo, quando o mercado automóvel estava em forte contracção, mostram os dados publicados nesta terça-feira pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP).
Nos nove primeiros meses de 2013, houve uma subida acumulada de 6,7% no número de unidades comercializadas, para os 79.383 veículos. O valor está, porém, ainda distante do que se registava até à mesma altura em 2011 (123.400 unidades), naquele que foi o primeiro de dois anos consecutivos de travão a fundo no mercado automóvel.
A recuperação que se regista este ano tem sido irregular e o crescimento de todo o mercado é mais baixo, porque entre os pesados de mercadorias e de passageiros continua a haver uma quebra nas vendas (a contracção conjunta foi de 5,5%).
Já o mercado de ligeiros de passageiros leva um saldo positivo: aumentou em Janeiro e Fevereiro, caiu durante três meses (entre Abril e Maio) e a partir daí está a crescer na casa dos dois dígitos percentuais.
Se o mercado está a aumentar a este ritmo desde Junho, a variação pode ter sido em parte impulsionada mais pelas vendas para rent-a-car e pela renovação de frotas de empresas do que pela compra de carro novo por parte de particulares, referia o secretário-geral da ACAP, Hélder Pedro, numa entrevista recente ao PÚBLICO.
Somando ligeiros de passageiros, comerciais ligeiros e o total de pesados, foram comercializadas 91.782 unidades até Setembro, contra 86.802 até ao mesmo período do ano passado — o crescimento é de 5,7%.
No segmento dos ligeiros de passageiros, entre as seis marcas que mais venderam (acima das cinco mil unidades até Setembro), o maior crescimento pertenceu à Mercedes (disparou 30,3%, para os 5346 carros novos). A seguir está a BMW, que registou um crescimento de 21,7%, para as 5918 unidades.
A maior quota de mercado pertence, porém, à Renault (8870 ligeiros de passageiros vendidos e um crescimento de 10,2%). A Volkswagen praticamente estagnou, nas 7591 unidades, enquanto a Opel, com uma subida de 16,6%, vendeu 5198 novos ligeiros de passageiros.