Fugas - notícias

Os antigos carros fabricados nos EUA também fazem parte do cenário da cidade

Os antigos carros fabricados nos EUA também fazem parte do cenário da cidade Reuters

Carros de luxo de Fidel de Castro são agora táxis para turistas

Por Fugas

Actualmente é possível conhecer Havana, a capital cubana, como um “comandante”, numa viagem que além de luxuosa e insólita tem um cariz histórico.

Catorze limousines oficiais, produzidas na antiga União Soviética entre os anos 1960 e 1970 das marcas GAZ e ZIL, que durante vários anos estiveram ao serviço do antigo líder cubano, Fidel Castro, foram cedidas pelo governo à companhia de táxis estatal Cubataxi.

O objectivo é ter os antigos carros de luxo à disposição dos turistas. Há um que tem maior destaque: um modelo conversível ZIL-111, o primeiro a sair da linha de montagem, que foi oferecido a Fidel de Castro pelo antigo líder soviético Nikita Khrushchev.

Moisés Suárez, de 58 anos, taxista de uma das limousines com capacidade para seis passageiros, explicou à AP, que quando conta aos passageiros a história do veículo que conduz “eles sentam-se nos bancos traseiros, esticam as pernas e dizem: 'Eu não acredito'”.

Embora estes veículos tenham sido utilizados em diversos eventos oficiais – como por exemplo, um dos carros é o que transportou Jimmy Carter, o antigo presidente dos Estados Unidos da América, numa visita histórica, em 2002, a Fidel de Castro –, o antigo líder cubano não era um grande utilizador dos automóveis, uma vez que era habitual fazer-se transportar em jipes militares.
 

--%>