Fugas - notícias

PÚBLICO

Mais turistas em Elvas depois da classificação da Unesco

Por Lusa

A classificação de Elvas como Património Mundial pela UNESCO, há dois anos, gerou um "progressivo aumento de turistas" na cidade e contribuiu para dar mais "notoriedade" ao concelho, garante o município alentejano.

"Esta distinção levou a um aumento da notoriedade do concelho, o que se tem verificado pelo progressivo aumento de turistas que visitam a cidade", revela a Câmara de Elvas em comunicado.

A classificação das fortificações de Elvas como Património Mundial, na categoria de bens culturais, ocorreu em Junho de 2012, no decorrer da 36.ª sessão do Comité do Património Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

Em comunicado, o município referiu que o segundo aniversário da atribuição desta distinção da UNESCO vai ser assinalado na próxima segunda-feira. O programa integra o lançamento de selos dos Correios de Portugal, intitulados "Património da Unesco - Cidade Quartel Fronteiriça de Elvas e suas Fortificações", na Biblioteca Municipal de Elvas, às 18h.

À noite, por volta das 21h30, decorre o espetáculo "Tamboures de Feu", pela companhia de teatro de rua Deabru Beltzak, na Praça da República, terminando com uma demonstração piromusical.

No âmbito da classificação da UNESCO que a cidade agora ostenta, a câmara está também a promover a iniciativa "Percursos pelo Património", que pretende dar a conhecer à população o Património Mundial existente em Elvas.

Este mês, o percurso realiza-se no próximo sábado, sendo os participantes acompanhados por Domingos Bucho, doutorado em Conservação do Património Arquitetónico pela Universidade de Évora e coordenador do dossier técnico-científico da candidatura de Elvas a Património Mundial.

A partida está agendada para as 10h, junto ao Posto de Turismo da Praça da República.

O conjunto de fortificações de Elvas, cuja fundação remonta ao reinado de D. Sancho II, é o maior do mundo na tipologia de fortificações abaluartadas terrestres, possuindo um perímetro de oito a dez quilómetros e uma área de 300 hectares.

--%>