Fugas - notícias

Alfama tem novo elevador até ao Miradouro de Santa Luzia

Por Inês Boaventura

O bairro tem agora um elevador que faz a ligação entre o Miradouro de Santa Luzia e a Rua Norberto de Araújo.

O elevador e as escadas nasceram no interior de um conjunto de edifícios que foram reconstruídos pelo município, de acordo com um projecto do arquitecto Frederico Valsassina.

Em causa está um investimento de cerca de um milhão de euros, suportado com verbas do Programa de Investimento Prioritário em Acções de Reabilitação Urbana, e que de acordo com os responsáveis pela obra incluiu a requalificação do miradouro.

O presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior destacou a importância desta obra, considerando que se trata de “um equipamento absolutamente decisivo para a mobilidade”. Não só, sublinhou Miguel Coelho, dos turistas que querem chegar ao Castelo de São Jorge, mas também dos moradores da zona. “É um equipamento ao serviço do turismo e das populações”, rematou o autarca socialista.

Também o presidente da câmara Fernando Medina frisou que com obras como esta, que “não são obras de ruptura, novos edifícios, novas arquitecturas”, se pretende que todos possam “circular livremente na cidade”. E também ajudar a “dar a conhecer partes da cidade que estavam escondidas”.

O elevador foi inaugurado no mesmo dia que a "nova varanda" dos Terraços do Carmo, na zona do Chiado.

--%>