Fugas - notícias

Opel prepara lançamento da 5.ª geração do Astra

Por João Palma

Em Novembro, haverá novidades no Astra, o veículo do segmento C da Opel.

O novo Astra, cuja imagem acaba de ser divulgada, terá sete motores da nova geração Opel: quatro a gasolina (1.0 tricilíndrico de 95cv e 105cv, 1.4 turbo 4 cilindros de 145cv e 1.6 turbo 4 cilindros de 200cv) e três a gasóleo (1.6 CDTI de 95cv, 110cv e 136cv). Destaque para as três variantes do 1.6 CDTI que substituem com vantagem os 1.3 e 2.0 CDTI. O chassis e a suspensão também foram modificados e, devido a nova geometria e novos materiais, o Astra V será até 200kg mais leve que o actual, uma enorme redução. 

A 5.ª geração do Opel Astra, ao contrário da actual tendência geral de aumento das dimensões dos novos veículos, com 4,37m de comprimento e 1,46m de altura, é 5cm mais curto e 2,6cm mais baixo que a comercializada, o que lhe confere um visual mais compacto e desportivo. 

Também se verifica uma importante melhoria no que se refere à instrumentação, com a modificação radical da consola central, de visual mais moderno e incorporando um ecrã táctil multifunções que permite suprimir mais de metade dos botões de comando, simplificando enormemente a leitura e utilização das diversas funcionalidades e sistemas do Astra. Essa é apenas uma parte de um interior totalmente renovado com um novo volante desportivo de três braços que condiz com o design exterior de linhas dinâmicas.

Outro ponto em que o Astra se destaca entre a concorrência no segmento dos pequenos familiares é no sistema de iluminação. A Opel sempre esteve na linha da frente nessa vertente e o novo Astra estreia faróis com matriz LED e iluminação adaptativa em função de outros veículos na estrada. Outras novidades: sistema avançado de estacionamento automático e um aperfeiçoado sistema de aviso de veículos em ângulo morto.

--%>