O livro Tapetes de Pedra (2010) e as pedras da calçada portuguesa espalhadas pelos portugueses nos cinco continentes foram a inspiração para as nove bolsas de toilette que fazem parte da quarta série do programa Arte Lusófona da TAP.
As fotografias que ilustram cada caixa-necessaire são da autoria do fotógrafo Bruno Veiga e estão acompanhadas por textos de Renata Lima, que utilizou escritos de autores brasileiros e portugueses sobre este pavimento. O objectivo do projecto editorial, que acompanha as bolsas, é “valorizar este tipo de arte, mostrando a necessidade da sua preservação”, explica a TAP em nota de imprensa.
Foram ainda utilizadas imagens de calçadas em Nova Iorque e Macau, que não aparecem no livro Tapetes de Pedra, da nova-iorquina Maile Schultz e do Arquivo Francisco Caldeira Cabral.
Cada uma das bolsas de toilette traz um desdobrável com todas as imagens da colecção e informações sobre a localização do pavimento ilustrado com “eventuais curiosidades”.
As três primeiras já estão disponíveis em algumas rotas, em classe executiva, da companhia aérea. Ao longo de Julho, as restantes seis da colecção de 2015 vão estar disponíveis em todos os destinos.